O nome PDCA corresponde a uma sigla emprestada do inglês, fazendo referência a estas quatro fases para a gestão: Plan: Planejar. Do: Fazer, executar. Check: Checar, verificar, mensurar.
Como implementar o ciclo PDCA?
Em qualquer situação que se busca qualidade é possível utilizar o PDCA. Essa ferramenta ajuda no controle dos processos e tem como foco a solução de problemas. Portanto, pode ser adotada na rotina de trabalho das empresas. Não é difícil de ser implementada, basta apenas entender seu conceito e seguir as etapas.
Como funciona o Ciclo PDCA
O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
Foco do Ciclo PDCA O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
O PDCA permite que a empresa se adeque com relativa rapidez às mudanças exigidas por seus mercados e exibidas nos indicadores. Assim, ações de correção e melhoria podem ser tomadas de acordo com a velocidade em que o ciclo é executado, sempre com a certeza de se estar tomando decisões racionalmente embasadas.
PDCA é uma das ferramentas mais populares para proporcionar a melhoria contínua dentro das organizações. E não é à toa, já que o método divide a administração de processos em quatro etapas, simplificando sua gestão e favorecendo mudanças positivas.
Como implica em continuidade, o PDCA também permite um controle maior sobre os vários processos de trabalho presentes em uma empresa – o que é fundamental para o seu gerenciamento. Isso porque, nas palavras do estatístico e professor, William Edwards Deming:
Em seguida, durante a implementação em si, também é interessante monitorar as atividades, a fim de garantir que obedeçam ao roteiro definido no planejamento. Nesse terceiro passo do PDCA, é feita uma verificação quanto ao funcionamento do plano, analisando a eficácia das atividades.
Nessa etapa, outras ferramentas podem ser acrescentadas ao PDCA para melhorar o planejamento das ações. É possível, por exemplo, utilizar o 5 Porquês ou Diagrama de Ishikawa para identificação e análise quando o ciclo abordar a resolução de problemas. Cabe ressaltar que é muito importante que o problema ou objetivo da condução do ciclo estejam ...
Quem tem ansiedade pode tomar café descafeinado?
Por que o ser humano é carnívoro?
Quantas cidades astecas existiam?
Quais os elementos essenciais do contrato de prestação de serviços?
Que forma geométrica a bola tem?
O que é uma receita operacional?
Qual o prazo para pagamento de custas finais?
Quem Luffy derrota em Whole Cake?
Como é feito o cálculo da comissão de vendedor?
Como surgiu a agricultura tradicional?
Qual a altitude da cidade de Urubici?
Que tipo de artesanato pode ser feito com barro?
Qual a melhor época para ir à Ilha Grande?