O medo é a emoção que mais predomina no momento da pandemia e compreendê-la é muito importante. O medo é uma reação que temos diante de um perigo, diante de algo que pode nos causar algum dano físico ou psicológico. Diante do perigo, é saudável que o indivíduo se proteja.
O medo tem como função nos preservar de riscos, pois perderíamos a capacidade de avaliar o que poderia ser ou não algo perigoso para nós. Em doses altas, essa emoção pode nos paralisar, impedindo o conhecimento de novos aprendizados, novos lugares e pessoas.
Escute seu filho, esteja aberto para ouvir e conversar sobre suas inseguranças, esteja preparado para ajudá-lo a lidar e superar cada um deles, mostre que o medo que ele está sentindo é algo natural e que todos sentem ou já sentiram em algum momento da vida, inclusive você.
Podemos definir medo como um “estado emocional que se expressa no indivíduo perante uma situação de ameaça inesperada”, materializando-se como um pressentimento precavido de extrema importância para a manutenção das espécies, principalmente para o ser humano.
O medo é um estado emocional negativo ou aversivo com uma ativação muito elevada que incita o ato de evitar e de escapar de situações perigosas. A vivência dessa emoção provoca uma sensação de grande tensão em paralelo a uma preocupação pela própria segurança e saúde.
35 curiosidades que você vai gostar
Medo pode impedir a formação de memórias de longo prazo e causar danos a certas partes do cérebro, tais como o hipocampo. Isso pode dificultar ainda mais a regular o medo e pode deixar uma pessoa ansiosa na maioria das vezes. Para alguém com medo crônico, o mundo parece assustador e suas memórias confirmam isso.
As emoções positivas, como o amor, a alegria, a satisfação e o respeito, tendem a resultar em uma relação próxima, estimulando o vínculo interpessoal. Já as emoções negativas, como a raiva, a dúvida ou a culpa, podem prejudicar os relacionamentos.
De acordo com os estudos de Freud, o medo pode ter uma fase de indeterminação, que é a angústia. Assim, anular o medo fingindo que ele não existe, ou seja, não observando o que nos causa aquele sentimento, pode levar a quadros de depressão, ansiedade e outros distúrbios emocionais.
Sentir medo é natural e humano e não há formas de eliminá-lo. Isso por que ele tem como função nos alertar e proteger do perigo. Ele também pode ser definido como a sensação mais instintiva do ser humano.
O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.
Nojo. O nojo gera a repulsa ou a necessidade de rejeitar algo, criando uma sensação de desagrado nítida. Um exemplo clássico são as crianças que fazem cara feia e de nojo para as verduras e legumes – trata-se de uma resposta de repulsa diante da chance (real ou imaginária) de ingerir algo nocivo.
Como lidar com as emoções?Descreva o que está sentindo. ... Observe as emoções alheias. ... Permita-se ajudar. ... Não tenha medo de viver o conflito interno. ... Não se enquadre no papel de juiz. ... Planeje suas falas. ... Resista a tentações, ou pelo menos tente.
As emoções facilitam nosso desenvolvimento social. Por meio das emoções podemos expressar de forma simples e natural o que sentimos em determinadas situações sejam elas boas ou ruins. Sendo assim, na perspectiva social, as emoções são fundamentais.
As emoções fornecem informações sobre a importância dos estímulos exteriores e interiores do organismo, e também, sobre as situações-problema onde os indivíduos se encontram envolvidos num determinado contexto.
A raiva, pela tensão muscular que provoca, aumenta a nossa força e energia e cria em nós um impulso para a ação que visa defender os nossos direitos e impor limites face à invasão do espaço pessoal.
O medo, muitas vezes, protege a gente, previne situações perigosas, pode evitar que façamos algo impensado. Por exemplo: o medo de assalto faz com que uma pessoa fique mais alerta mais cuidadosa e atenta ao seu percurso.
O Senhor é minha luz e minha salvação – a quem temerei? O SENHOR é a fortaleza da minha vida – de quem terei medo? (Salmo 27: 1).
Perturbação angustiosa causada pela presença ou perspectiva de uma situação em que se arrisca a segurança presente ou futura, é uma das principais manifestações da emoção.
Em um sentido estrito do termo, o medo é concebido como uma emoção-choque devido à percepção de perigo presente e urgente que ameaça a preservação daquele indivíduo. Provoca, então, uma série de efeitos no organismo que o tornam apto a uma reação de defesa como a fuga, por exemplo.
Os medos subconscientes são mais numerosos que os conscientes e estão direta ou indiretamente ligados ao medo da morte, a apegos e à incompreensão da verdadeira natureza do ser, que é imortal.
Os tipos de medo mais comuns são de: altura, ficar doente, sangue, morrer, água, falar em público, voar, lugares fechados e escuro. Alguns tipos de medo não estão ligados a ameaças reais, mas causam muita dor de cabeça no dia a dia.
As emoções nessa perspectiva podem ser compreendidas como forças impulsionadoras, moldadas pela seleção natural, que nos motivam à ação, levando-nos a fazer uso de nossas capacidades cognitivas (Workman & Reader, 2004).
Embora a felicidade seja considerada uma das emoções humanas básicas, as coisas que pensamos que vão trazer felicidade são muito influenciadas pela cultura. Por exemplo, a cultura popular enfatiza que obter certas coisas, como comprar uma casa ou ter um emprego com uma boa remuneração, vai trazer felicidade.
Os estados emocionais negativos aumentam a produção de adrenalina, levando o organismo a agir de forma mais acelerada e defensiva. É possível, então, ter ações impulsivas e que provocam danos ao próprio indivíduo e em pessoas próximas. Agressividade, medo e tristeza se destacam.
É melhor enviar currículo em PDF ou Word?
Como baixar navegador no Windows 7?
Como saber se o pneu e para frio ou calor?
Pode colocar corda de nylon no violão de aço?
Como saber se um óleo vegetal é puro?
O que fazer quando o touchpad do notebook não funciona?
Como saber se o gato torceu a pata?
Como verificar o nível de óleo da moto?
Como colocar imagem no Documentos no celular?
Como saber se o water cooler é compatível com a placa mãe?
Quantas vezes devo molhar minha orquídea?
Como saber se o linfonodo está inchado?
Como saber se um óxido é neutro?
Como sai a Ver-me após tomar Albendazol?