O infinitivo é forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e não flexionado. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é bastante complexo, já que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.
O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.
O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal. Pois é, quando o verbo apresenta-se dessa maneira, dizemos que essas são suas formas nominais. ...
O infinitivo é uma das formas nominais dos verbos. Pode ser classificado em: Infinitivo pessoal (infinitivo flexionado);...Formação do infinitivo impessoal.
1.ª conjugação (-ar) | 2.ª conjugação (-er) | 3.ª conjugação (-ir) |
---|---|---|
radical + -ar | radical + -er | radical + -ir |
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
As formas nominais do verbo são:
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
Verbos no Infinitivo. Para entendermos as regras, vamos compreender alguns conceitos: 1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc.;
Explicando o uso do infinitivo: Em inglês, quando utilizado dois verbos juntos o segundo virá no infinitivo que estará, geralmente, acompanhado pela partícula “to”.
Para entendermos as regras, vamos compreender alguns conceitos: 1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc.; 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do…
O infinitivo, conforme mencionamos, é dividido em dois tipos: infinitivo impessoal e infinitivo pessoal. Entenda a seguir as características de cada um deles. Como o nome já sugere, o infinitivo pessoal é relativo à pessoa. Ele também é conhecido como infinitivo flexionado.
Como emitir nota fiscal avulsa eletrônica Nfa-e?
Para que serve a vitamina B6 no corpo humano?
Quanto ganha um advogado brasileiro em portugal?
Qual a função do córtex Pré-frontal?
Como saber se meu PC tem Vulkan?
Quando faz preenchimento pode tomar antibiótico?
O que são carboidratos resposta?
Quanto tempo dura a bateria de um iPhone 6 plus?
Como funciona o código de rastreio?
Qual é o melhor bloqueador de chamadas?
Quais os sintomas de inflamação no estômago?
O que é a improvisação na dança?
Como é feita a filtração da água?
Qual o tamanho do mouse Redragon cobra?
Como se escreve 100 mil reais com todos os algarismos?