O infinitivo é forma nominal do verbo e pode apresentar-se flexionado e não flexionado. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é bastante complexo, já que, em alguns casos, ele deve ser flexionado, em outros, ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.
O infinitivo impessoal é usado, principalmente, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…). É usado também quando o verbo é regido por uma preposição, quando não há um sujeito definido e com sentido imperativo.
O infinitivo, assim como o particípio e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Pode ser classificado como infinitivo pessoal e infinitivo impessoal. Pois é, quando o verbo apresenta-se dessa maneira, dizemos que essas são suas formas nominais. ...
O infinitivo é uma das formas nominais dos verbos. Pode ser classificado em: Infinitivo pessoal (infinitivo flexionado);...Formação do infinitivo impessoal.
1.ª conjugação (-ar) | 2.ª conjugação (-er) | 3.ª conjugação (-ir) |
---|---|---|
radical + -ar | radical + -er | radical + -ir |
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
As formas nominais do verbo são:
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
Verbos no Infinitivo. Para entendermos as regras, vamos compreender alguns conceitos: 1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc.;
Explicando o uso do infinitivo: Em inglês, quando utilizado dois verbos juntos o segundo virá no infinitivo que estará, geralmente, acompanhado pela partícula “to”.
Para entendermos as regras, vamos compreender alguns conceitos: 1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). Exemplos: cantar, estudar, vender, soer, partir, etc.; 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do…
O infinitivo, conforme mencionamos, é dividido em dois tipos: infinitivo impessoal e infinitivo pessoal. Entenda a seguir as características de cada um deles. Como o nome já sugere, o infinitivo pessoal é relativo à pessoa. Ele também é conhecido como infinitivo flexionado.
Quais as espécies orçamentárias elencadas na Constituição Federal de 1988?
O que os italianos trouxeram para o Rio Grande do Sul?
Quais os tipos de bens da hipoteca?
Como pagar um boleto parcelado?
Como solicitar bolsa de auxílio financeiro pelo Prouni?
Como preencher o documento MDF?
O que a lei diz sobre dependentes químicos?
Quantos netos Marieta Severo tem?
Porque Nossa Senhora das Dores recebeu esse nome?
Quais são os países mais populosos do planeta Terra?
Qual veículo não tem a preferência?
Quais são as ideologias do século XIX?
Qual a explicação da psicanálise para surgimento do sintoma?
Pode passar gel no cabelo cacheado?
O que quer dizer off white em português?
Quem são os principais artistas da Missão Francesa?
Quantos dias posso guardar o doce de leite ninho?
Qual a região que viveu Jesus?
Quanto tempo demora para sair o resultado do recurso do INSS?