Relativo a distopia ou a um país ou uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia (ex.: mundo distópico; realidade distópica; romance distópico).
Uma distopia, portanto, é, uma história com uma lição. Em geral, envolve a denúncia de regimes ditatoriais, tirânicos e autocráticos. Mas, mais do que isso, é uma janela escancarada para as consequências de qualquer tentativa de moldar e dar direção a algo tão plural quanto a civilização.
Distopias são frequentemente criadas como avisos ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo. Uma distopia está intimamente conectada à sociedade atual. ... Na literatura, famosas distopias foram concebidas por George Orwell (1903-1950) e Aldous Huxley (1894-1963).
A principal função da distopia é nos deixar desconfortáveis. Os mundos distópicos estão aprofundados na crítica à sociedade atual e aos seus problemas.
“Distopia” aflorou pela primeira vez em 1868, com o filósofo inglês John Stuart Mill arengando a Câmara dos Comuns sobre um lugar de dor (“dys”, em grego). Antes, se usou “cacotopia” (de “kakos”, ou mau), proposto pelo pensador Jeremy Bentham.
1 ectopia, heterotopia. Local imaginário desesperador e extremo: 2 antiutopia.
"O mundo distópico é um lugar de baixa qualidade de vida, marcado por autoritarismo, opressão e desesperança, pela ausência de perspectiva de mudança.
Elementos Comuns de uma Distopia
Elemento | Descrição |
---|---|
O governo retrata sua sociedade como uma utopia | Eles usam propaganda e manipulação sutil para enganar seu povo e acreditar que as coisas são perfeitas. |
A distopia, no grego antigo, significa literalmente "lugar ruim". A palavra é usada para descrever um lugar, uma época, uma comunidade ou uma sociedade imaginários onde se vive de forma precária, sofrida, sob um regime autoritário e muito desespero.
Um exemplo bastante famoso de distopia é a obra “Admirável Mundo Novo” (1932), de Aldous Huxley. O romance distópico narra um hipotético futuro onde os indivíduos são pré-condicionados biologicamente e vivem em uma sociedade organizada por castas. Outro clássico distópico é “1984”, do autor britânico George Orwell.
Difícil é não se identificar. E os exemplos seguem em obras como 3%, Jogos Vorazes e Maze Runner. Uma distopia, portanto, é, uma história com uma lição. Em geral, envolve a denúncia de regimes ditatoriais, tirânicos e autocráticos.
A palavra distopia, não é tão falada assim no mundo intelectual de hoje. Por isso, seu significado é pouco explorado pelos jovens. Mas, para explicar melhor, a palavra distopia é o contrário da palavra utopia. Em se você não tem ideia do que seja utopia, calma que a gente explica.
Para explicar melhor, os principais traços de uma sociedade distópica são: poder político totalitário, o qual é mantido por uma minoria; privação extrema e o desespero de um povo que tende a se tornar corruptível. Porém, esse significado de distopia seria para o meio literário.
Distopia e Utopia Em Filosofia , através da mesma raiz etimológica surge o termo distopia (ou antiutopia ) como o oposto de utopia. A distopia é um pensamento filosófico que caracteriza uma sociedade imaginária controlada pelo Estado ou por outros meios extremos de opressão, criando condições de vida insuportáveis aos indivíduos.
Como aprender a ouvir a intuição?
O que é considerado um atleta?
Quanto custa Levar um gato para Europa?
O que eu aprendi com a morte do meu pai?
Como funciona casamento mini wedding?
Como se despedir cordialmente?
Porque não tenho mais vontade de trabalhar?
Quais fatores contribuíram para o declínio do Império Carolíngio?
Como lidar com as incertezas da vida?
Como funciona o pagamento do Ecad?
Como detectar monóxido de carbono no ambiente?
Como surgiu o socialismo na Rússia?
Como desbloquear os personagens do Marvel vs Capcom Infinite?
Quem deve cuidar do idoso na família?
Como funciona pagamento adiantado de financiamento?