A essência continua como antes. “Bem” se agrega com hífen à palavra com que forma uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto (estimado).
b) BEM: sempre com hífen: bem-amado, bem-acabado, bem-estar, bem-vindo, bem-me-quer... Aceitam-se as duas formas: bem-dizer e bendizer, bem-querer e benquerer...
Os verbos bendizer e bem-dizer estão corretos. Ambos estão registrados em diversos dicionários e no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
Mau humor ou mal humor? Com U ou com L no final? Não é complicado guardar essa regrinha do uso de mau ou mal: mau com U é adjetivo, antônimo de bom; mal com L é advérbio (palavra invariável), contrário de bem.
Bem-vindo, escrito com hífen, é a forma correta de se escrever. O termo é um adjetivo para se referir à saudação ou acolhimento ao receber alguém, por exemplo: “sejam muito bem-vindos ao evento”. “Bem vindo”, separado, está incorreto e Benvindo é um nome próprio.
O bem-vindo é uma delas (que aliás se escreve exatamente assim: bem-vindo – com hífen). As novas regras para o hífen dizem que para os advérbios mal e bem só usaremos o hífen caso a palavra seguinte comece com uma vogal ou com a letra “h”. Um exemplo é “benfeito” (que agora se escreve assim).
Sejam muito bem-vindos! Outros sinônimos desse termo são: boas-vindas, bem-acolhido, bem-aceito, bem-recebido (todos com hífen). Infelizmente, como já foi explicado anteriormente, o uso de "bem vindo", sem o hífen, é incorreto.
Qual é o efeito da repetição do som da letra V?
Qual a melhor forma de fazer o desmame do alprazolam?
Sou obrigado pagar corretagem?
Qual o jogo mais lucrativo da história?
Quando será o sorteio da UEFA Europa League?
Quais são as atividades econômicas desenvolvidas no complexo regional amazônico?
Quanto tempo posso guarda a massa de pastel?