Nele, a dialética socrática tinha como objetivo questionar as crenças habituais de seu interlocutor para posteriormente, assumir sua ignorância e buscar um conhecimento verdadeiro. ... O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento).
Assim, ironia e maiêutica constituíam, por excelência, as principais formas de atuação do método dialético de Sócrates, desfazendo equívocos e deslindando nuances que permitiam a introspecção e a reflexão interna, proporcionando a criação de juízos cada vez mais fundamentados no lógos ou razão.
O método dialético de Sócrates está ligado à sua descoberta da essência do homem como alma (psyché) e tendo o modo consciente a despojar a alma da ilusão do saber.
A dialética hegeliana é composta de três elementos - tese, antítese e síntese.
A dialética consistiria na obtenção de uma nova ideia, uma síntese a partir de duas ideias opostas: a tese e a antítese. Os três elementos são: a exortação, a ironia socrática e a maiêtica de Sócrates.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... O filósofo não deixou nenhuma obra escrita, mas seus diálogos nos foram transmitidos por seu discípulo Platão.
Dialética pode significar a arte de debater, de persuadir, tendo então uma estreita relação com a retórica. Em suma, podemos dizer que a dialética é uma espécie de movimento da argumentação com fundamento no intelecto e na razão.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... Tal técnica deve seu nome "socrático" a Sócrates, o filósofo grego do século V a.C., que teria sido o primeiro a utilizá-la.
E como eu, professor, posso lidar com a diversidade em sala de aula? Hoje, em pleno século 21, temos a tecnologia ao nosso favor. As fronteiras entre os países estão menores e a diversidade é parte do mundo que vivemos. Mostrar para os alunos que convivemos com pessoas diferentes, o tempo todo, é um primeiro passo.
Para que isso aconteça da melhor forma, obter um bom comportamento da classe é fundamental – embora esse seja um dos maiores desafios encontrados em sala de aula hoje em dia.
O professor não deve chegar à sala de aula com as regras já prontas, escritas em papel pardo e apresentar às crianças. Faça uma roda com os alunos para que todos possam olhar uns aos outros. Cada criança é orientada a falar o que acha que deve ser permitido ou não na escola, e a professora faz a mediação dos comentários.
RESUMO Este trabalho objetiva observar as diferenças individuais encontradas em nossas salas de aula e a sua influência no processo de ensino-aprendizagem.
É possível morrer com a dor do parto?
O que quer dizer quando chama uma pessoa de cascudo?
Quantas vezes por semana tenho q fazer zumba para ver resultados?
Onde fica os dígitos do boleto?
Como é feito o cálculo da pensão por morte?
O que são princípios e valores de uma pessoa?
Quais são os tipos de comunicação não verbal?
O que causa a síndrome do pensamento acelerado?
Quais são os 4 mecanismos que nos ajudam na resolução dos conflitos?
Como pedir a liberdade condicional?
É possível morrer na endoscopia?
Quais os elementos principais das políticas públicas?
Como usar o peróxido de hidrogênio para limpeza?
Qual é sujeito ativo do crime previsto no artigo 229 do Código Penal?