Patriarcado pode ser entendido como uma instituição social que se caracteriza pela dominação masculina nas sociedades contemporâneas em várias instituições sejam elas políticas, econômicas, sociais ou familiar.
Alguns exemplos que caracterizam o patriarcado na sociedade são: os salários das mulheres são inferiores aos dos homens até hoje; os maiores cargos das empresas ainda são assumidos por homens; o homem é considerado a autoridade suprema dentro de casa, nas igrejas e em muitas outras situações.
Na visão patriarcal, a mulher deve ser sempre linda, porém inteligente, apenas se o homem permitir. A sujeição feminina é demarcada no momento em que o papel masculino dita as regras, deseja e permite o desempenho da mulher na sociedade, mediante suas vontades, necessidade e princípios.
A teoria feminista define o patriarcado como um sistema social injusto que reforça os papéis de gênero e é opressivo tanto a mulheres quanto a homens. Frequentemente inclui qualquer mecanismo social que evoca a dominação masculina sobre as mulheres.
Os principais resultados encontrados nesta pesquisa apontam para a influência da cultura patriarcal ainda presente nas relações de gênero e de como estas se expressam nas desigualdades entre homens e mulheres, principalmente, nas violências praticadas contra as mulheres.
Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.
Na sociedade patriarcal, prevalecem as relações de poder e domínio dos homens sobre as mulheres e todos os demais sujeitos que não se encaixam com o padrão considerado normativo de raça, gênero e orientação sexual.
Sylvia Walby, teórica feminista que escreveu uma obra teorizando acerca do patriarcado entende que ele se manifesta de duas formas: na forma privada, na família, onde as mulheres são excluídas da esfera pública e controladas diretamente pelos indivíduos patriarcais.
O principal desafio hoje é inverter o papel da mulher dentro da cultura patriarcal nos lares mais pobres da sociedade, em suma formados por pessoas de baixa escolaridade e negras, que vivem à margem do desenvolvimento urbano e social. Precisamos de mais oportunidades.
Patriarcado vem da combinação das palavras gregas pater que significa pai e arkhe que significa origem ou comando. A palavra "patriarcado" traduz-se literalmente a autoridade do homem representada pela figura do pai.. O termo foi utilizado por muito tempo para descrever um tipo de "família dominada por homens".
Para outras feministas, a noção de patriarcado seria apenas mais uma forma de manifestação da dominação historicamente masculina que corresponderia a uma forma específica de organização política, vinculada ao absolutismo, e bem diferente do que conhecemos nas democracia s contemporâneas.
Quando pode ocorrer a participação Impunível?
Quem forjou as Lâminas do Caos?
Quanto caminhar para perder 200 calorias?
Qual a melhor maneira de pedir desculpas?
Qual é o objetivo do mapeamento de processos?
Quantas pessoas morrem de câncer no mundo?
Como Bacon enxerga a filosofia grega?
Qual lente de grau é mais fina?
Porque é que os metais brilham?
Quantos kg tem um pacote de salsicha?