Ouça em voz altaPausarA clonagem molecular é uma técnica da engenharia genética conhecida também por DNA recombinante, clonagem gênica ou manipulação gênica. Essa tecnologia permite pegar um “pedaço” do DNA e combiná-lo com outro, produzindo muitas cópias de diferentes combinações genéticas.
Ouça em voz altaPausarPrimeira etapa: o isolamento do gene. Transferir um gene é transferir um pedaço particular de DNA. Portanto, é necessário antes de tudo, possuir “em mãos” o pedaço correto. As enfermidades genéticas conhecidas estão ao redor de 5000, cada uma causada por uma alteração genética diferente.
Ouça em voz altaPausarEntre os principais métodos estão: 1) transformação mediada por Agrobacterium; 2) biolística; 3) eletroporação. A identificação e a localização de genes de interesse na agricultura são um dos entraves para a obtenção de transgênicos.
Ouça em voz altaPausarHoje, há quem crie clones para substituir bichinhos de estimação de madames. Mas, na maioria dos casos, o objetivo da clonagem é a pesquisa para fins que variam da melhoria das linhagens de gado ao desenvolvimento de medicamentos para doenças humanas.
Os procedimentos de transferência do DNA in vivo ou em ex-vivo têm o mesmo propósito: o gene deve ser transferido para dentro das células, e uma vez inserido tem que resistir bastante tempo. Neste tempo, o gene tem que produzir grandes quantidades de proteína para reparar o defeito genético.
A inserção é feita utilizando-se enzimas que “cortam e colam” DNA, e produz uma molécula de DNA recombinante, ou seja, DNA montado a partir de fragmentos de várias fontes. Diagrama mostrando a construção de uma molécula de DNA recombinante.
Já que uma proteína é codificada por um segmento específico de ADN chamado gene, versões futuras podem ser modificadas mudando o DNA de um gene. Uma maneira de o fazer é isolando o pedaço de ADN contendo o gene, cortando-o com precisão, e reintroduzindo o gene em um segmento de DNA diferente.
A inserção é feita utilizando-se enzimas que “cortam e colam” DNA, e produz uma molécula de DNA recombinante, ou seja, DNA montado a partir de fragmentos de várias fontes. Em seguida o plasmídeo recombinante é introduzido em bactérias. As bactérias contendo plasmídeo são selecionadas e cultivadas.
Como utilizar o Microsoft Teams no notebook?
Quem já está matriculado na faculdade pode fazer o ProUni?
Como usar os adjectives Pronouns?
Como acentuar no Teclado do MacBook Air?
Quando usar OL no câmbio automático?
Para que serve o óleo de patchouli?
Quais os benefícios do óleo essencial de lavanda?
Como usar o arquétipo do amante?
Para que serve o óleo de mocotó no cabelo?