Cirurgia, também chamada "procedimento cirúrgico" é qualquer tipo de procedimento no qual o cirurgião realiza uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente para diagnosticar, tratar ou curar doenças ou traumatismo, ou para melhorar a funcionalidade ou aparência de parte do corpo.
De acordo com os melhores léxicos, especializados ou não em termos médicos, define-se cirurgia como o ramo da medicina que se dedica ao tratamento das doenças, lesões, ou deformidades, por processos manuais denominados operações ou intervenções cirúrgicas.
É um método de tratamento de doenças, lesões ou deformidades internas e externas executado através de técnicas geralmente realizadas com o auxílio de instrumentos. A cirurgia abrange a abertura ou não do corpo com a finalidade diagnóstica, terapêutica ou estética.
Em alguns casos urgentes, em que não há tempo para exames de diagnóstico, a cirurgia é usada para o diagnóstico e tratamento. Por exemplo, pode ser necessária uma cirurgia para identificar e reparar rapidamente os órgãos com hemorragia devido a ferimentos por arma de fogo ou acidente de veículo motorizado.
Tem por objetivo extirpar ou corrigir a causa da doença, devolvendo a saúde ao paciente. Para essa finalidade é necessário às vezes a retirada parcial ou total de um órgão.
34 curiosidades que você vai gostar
As cirurgias mais comuns
Adenoamigdalectomia e colocação de tubos de ventilação.
Cirurgia nasal: do septo e das conchas nasais.
Cirurgia nasal : polipectomia e sinusectomia.
Timpanoplastia.
Mastoidectomia.
Estapedectomia.
Microcirurgia de laringe.
CLASSIFICAÇÃO DAS CIRURGIAS SEGUNDO O POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO. De acordo com os riscos de contaminação, as cirurgias são classificadas em: limpas, potencialmente contaminadas, contaminadas e infectadas. São realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso local.
Principais cirurgias plásticas
Cirurgia plástica nos olhos: Blefaroplastia;
Cirurgia plástica no nariz: Rinoplastia;
Cirurgia plástica nas orelhas: Otoplastia;
Cirurgia plástica no queixo: Mentoplastia;
Cirurgia plástica nas mamas: Mamoplastia de aumento ou de diminuição;
Tipos de cirurgias
Cirurgia neurológica.
Cirurgia bucomaxilofacial.
Cirurgia oftalmológica.
Cirurgia otorrinolaringológica.
Cirurgia de cabeça e pescoço.
Cirurgia cardíaca.
Cirurgia torácica.
Cirurgia do aparelho digestivo.
Cirurgia Geral I
Biópsias : gânglios.
Biópsias : muscular.
Biópsias : pele.
Biópsias : tireóide.
Biópsias : hepática.
Excisão de cistos sebáceos.
Excisão de Granuloma de corpo estranho.
Excisão de Pequenas lesões dérmicas.
Baseando-se na literatura, propõem-se indicar tratamento cirúrgico para hérnia de disco lombar nos pacientes com mais de três meses com dor irradiada e evitar que os sintomas passem dos 12 meses. O importante é que nos casos de dor irradiada sem déficit neurológico não há urgência na indicação do tratamento cirúrgico.
Cirurgia paliativa.
É realizada para tratar problemas provocados pela doença avançada. Pode ser feita para aliviar sintomas que provocam desconforto ou incapacidade. Por exemplo, alguns tipos de câncer na região abdominal podem obstruir o intestino.
A cirurgia oncológica é um tipo de tratamento do câncer que consiste na retirada do tumor através de operações no corpo do paciente. Quando indicada, sua intenção é remover totalmente o tumor.
As cirurgias potencialmente contaminadas são aquelas realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana pouco numerosa ou em tecidos colonizados ausentes de processo infeccioso e inflamatório e com falhas técnicas discretas no intra-operatório.
A descrição de um procedimento cirúrgico deve conter os dados de identificação do paciente, o nome do procedimento cirúrgico, o diagnóstico, o nome do cirurgião e de seus auxiliares, a hora do início e do fim da operação e, principalmente, a descrição sumária dos tempos cirúrgicos.
As pequenas cirurgias são procedimentos cirúrgicos mais simples, que não exigem estruturas mais complexas e não necessitam de internação hospitalar para fins terapêuticos ou diagnósticos. Os procedimentos com anestesia local, na maioria das vezes, têm duração inferior a 1 hora, e a cicatriz é bem discreta.
Entre os casos que podem precisar de uma cirurgia de urgência, estão apendicite, hemorragias internas e digestivas, úlceras supuradas, cólica biliar, peritonite, obstrução intestinal aguda e infarto intestinal (quando as alças intestinais não recebem mais a circulação arterial ou venosa).
Cirurgia de emergência
Aqui são enquadradas as situações críticas, com grave risco à vida do paciente e que precisam de cirurgia imediata. Ferimentos por arma de fogo, queimaduras de longa extensão e outras lesões que causem sangramento contínuo estão entre as principais emergências tratadas no centro cirúrgico.
Pequeno porte: cirurgias com pequena probabilidade de perda de fluido e sangue. Exemplo: otorrinolaringologia (timpanoplastia), plástica (mamoplastia), endoscopia (endoscopia digestiva), oftalmologia (vitrectomia).
Cirurgias plásticas mais feitas pelos brasileiros: Abdominoplastia. Procedimento que objetiva a retirada do excesso de gordura e pele que fica localizada na região abaixo do umbigo. Sua realização geralmente é motivada por fatores como múltiplas gestações ou grande perda de peso.
A cirurgia plástica pode ser perigosa porque podem surgir algumas complicações como infecção, trombose ou rompimento dos pontos. Mas estas complicações são mais frequente em pessoas que possuem doenças crônicas, anemia ou toma anticoagulantes como Varfina e Aspirina, por exemplo.
CIRURGIA DE URGÊNCIA: tratamento cirúrgico que requer pronta atenção e deve ser realizado dentro de 24 a 48 horas. Por ex.: apendicectomia, brida intestinal. CIRURGIA DE EMERGÊNCIA: tratamento cirúrgico que requer atenção imediata por se tratar de uma situação crítica.
Quanto ao tempo de duração as cirurgias ainda podem ser classificadas da seguinte forma: – Porte I: com tempo de duração de até 2 horas. Por exemplo: rinoplastia. – Porte II: cirurgias que duram de 2 a 4 horas.
Cirurgias Limpas: São aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passiveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso e inflamatório ou falha técnica grosseira, cirurgias eletivas e sem drenagem, cirurgias em que não ocorrem penetração nos trato digestivo, respiratório e urinário.
Cirurgião Pediatra.
fimose infantil.
fimose infantil cirurgia.
Hemangioma Infantil.
HÉRNIA INGUINAL.
hernia inguinal infantil.
hernia umbilical infantil.
queimadura infantil.
Como fazer flecha para direita no teclado?
Qual a diferença entre adoção e filiação socioafetiva?
Como funciona arrendar terreno?
Qual é o sinônimo da palavra feia?
Quais séries vão sair da Netflix 2020?
Porque o leite causa inflamação?
Qual é a fruta do Gol D Roger?
Como ser mais habilidoso no trabalho?
O que é o mecanismo de ação de um medicamento?
Quantos km tem a Serra da Rocinha SC?
O que são animais mamíferos educação infantil?
Qual exame fazer para saber se os hormônios estão normais?
Quem gosta de azul e psicopata?
O que significa Shiratorizawa?
O que é contaminação cruzada exemplos?