A ascaridíase é uma infecção causada pela presença de um verme, que se instala no interior do intestino do paciente, resultando em uma série de sintomas.
A ascaridíase é a doença causada por vermes parasitas mais disseminada no pelo mundo. A infecção acontece pela ingestão dos ovos do verme Ascaris Lumbricoide, e é popularmente conhecida como lombriga. Apesar de preferir os intestinos, os vermes podem habitar também outros órgãos como o coração, pulmão e fígado.
Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos). As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.
“A ascaridíase é a lombriga, a parasitose intestinal mais comum. Provoca diarreia, perda de peso por desnutrição e, em casos mais graves, pode causar até obstrução intestinal”, afirma o infectologista Fernando Luiz de Andrade Maia. Outros sintomas que podem aparecer são cólicas, náuseas, febre e dores abdominais.
O corpo dos vermes pode ter formato tubular, achatado ou parecido com uma folha. As minhocas e outros vermes segmentados têm o corpo dividido em segmentos, ou anéis. Em geral, os vermes não possuem pernas nem outros membros. Alguns têm cerdas ou pelos que os ajudam a locomover-se.
23 curiosidades que você vai gostar
Ciclo de Vida
Os ovos eliminados com as fezes contêm os embriões de Ascaris em seu interior. Após alguns dias, ainda dentro do ovo, o embrião transforma-se em larva, que após passar por duas mudas, pode infectar quem a ingerir. Os ovos podem contaminar o solo, a água ou alimentos.
Causada por um pequeno parasita, a giárdia, é um tipo de infecção que entra no corpo humano por meio de água e alimentos contaminados. A giardíase é um tipo de infecção que afeta o intestino delgado. Pessoas contaminadas com giardíase podem acabar passando a doença para outras que estão saudáveis.
É uma doença parasitária causada pela ingestão dos ovos da tênia, presente nas fezes do indivíduo com teniose.
A ancilostomose pode ser causada por 2 tipos de parasitas: Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. A contração da doença acontece pela penetração do parasita na pele, ao caminhar descalço em solo contaminado com larvas no estágio infectante.
A lombriga pode causar vários sintomas. De acordo com o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos, alterações no abdome estão entre as principais. “A verminose pode causar dor abdominal e/ou distensão abdominal, diarreia, náuseas e vômitos, além de anemia por deficiência de ferro”, cita o médico.
Para saber se você pode estar com vermes no intestino, selecione o que está sentindo:1.Dor abdominal constante. ... 2.Barriga inchada ou excesso de gases. ... 3.Cansaço frequente sem razão aparente. ... 4.Coceira no ânus. ... 5.Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre. ... 6.Presença de pequenos pontos brancos nas fezes.
Prevenção e tratamento da ancilostomose
A melhor maneira de se prevenir contra a ancilostomose é sempre andar calçado sobre possíveis locais de contaminação, bem como evitar o consumo de alimentos mal higienizados. A doença é diagnosticada através de uma análise feita nos ovos presentes nas fezes da pessoa infectada.
Como ocorre a transmissão
A transmissão do amarelão acontece a partir do contato da pessoa com a forma infectante das larvas do parasita presentes no solo, que entram no organismo por meio dos pés, nádegas e costas, causando uma erupção de formato irregular no local da penetração.
O nome amarelão faz referência à cor amarelada que o indivíduo infectado apresenta. Essa cor é resultado de anemia causada pelo verme parasita ao usar sangue do hospedeiro, que lhe serve de alimento, e também ao levá-lo a perder sangue através das feridas que deixa na mucosa intestinal onde o parasita se fixa.
O homem adquire teníase ingerindo carne suína ou bovina crua ou mal passada contendo cisticercos. Uma tênia adulta pode atingir até quatro metros de comprimento dentro do intestino. Já a cisticercose é contraída pelo contato com o ovos da “solitária”, que são eliminados nas fezes de qualquer portador da doença.
Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos, que podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.
O homem adquire teníase quando ingere carne suína, crua ou parcialmente cozida, contendo cisticercos. Os suínos, por outro lado, adquirem cisticercose quando ingerem ovos de T. solium, presentes no ambiente contaminado por matéria fecal de seres humanos contaminados.
A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Ambas formas podem ser eliminadas nas fezes, sendo que nas fezes diarréicas são encontrados trofozoítos, e nas formadas são encontrados cistos.
Os protozoários são transmitidos pela ingestão dos cistos oriundos das fezes de indivíduo contaminado, podendo estar presentes na água, alimento, nas mãos, e até mesmo durante sexo oral-anal. Moscas e baratas também podem transportá-los. No estômago, dão origem aos trofozoítos.
Agente Etiológico. Giardia lamblia, protozoário flagelado que existe sob as formas de cisto e trofozoíto. O cisto é a forma infectante encontrada no ambiente.
A lombriga adulta vive aproximadamente dois anos. Durante esse período, ocorre a cópula e a liberação de ovos que são excretados com as fezes. Uma fêmea é capaz de liberar 200 mil ovos por dia e dando início ao ciclo novamente.
O ciclo de vida do parasita Ascaris é parecido com o do parasita que causa a tricuríase, com excepção de que as larvas também migram para os pulmões. Uma vez que tenha amadurecido, a larva migra pela parede do intestino delgado e é transportada pelos vasos linfáticos e pela corrente sanguínea para os pulmões.
Ciclo de transmissão da esquistossomose
Um indivíduo doente inicia o ciclo de transmissão ao eliminar suas fezes contendo ovos do parasita. Esses ovos, em ambiente aquático, absorvem água e rompem a casa, liberando uma forma larval do Schistosoma mansoni denominada miracídio.
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
Os cânceres que mais causam icterícia são o hepatocarcinoma (câncer que começa no fígado), o câncer de pâncreas e o câncer de intestino. Outros motivos são abuso de bebida alcoólica, hepatite e alguns medicamentos, inclusive quimioterapia.
Qual a diferença entre doença e deficiência?
Como medir circunferência com fita métrica?
Quando cabe fiança no Processo Penal?
Quando o risperidona começa a fazer efeito?
Quais são as contas que compõem o Ativo Não Circulante?
Como reiniciar o PC travado pelo teclado?
Quais são os números de todas as letras?
Tem problema deixar a torneira da máquina de lavar aberta?
Quem foi um dos principais teóricos do subdesenvolvimento?
Como saber se sua declaração de Imposto de Renda foi feita?
O que é a concepção de gestão escolar?
Quanto custa um Nintendo 64 hoje em dia?
Como inserir formas no Word e escrever dentro delas?