Psicologia do adolescente ou Psicologia hebefrênica é a área da psicologia que estuda a fase de transição entre infância e a idade adulta, tradicionalmente a adolescência começa entre os 11-13 e termina aos 19-21 anos.
A adolescência consiste no período do desenvolvimento humano de transição entre a infância e a vida adulta. Caracteriza-se por um processo de maturidade crescente, que envolve uma série de transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
A adolescência tem sido vista na Psicologia como uma fase do desenvolvimento que apresenta características muito especiais, tais como rebeldia, crise de identidade, conflito geracional, tendência grupal, necessidade de fantasiar, evolução sexual manifesta e outras mais.
Por meio da psicoterapia para adolescentes, um indivíduo consegue limpar e organizar suas emoções, de modo que as compreenda. A angústia vai sendo trabalhada aos poucos e sendo transmutada em algo que sirva positivamente a ele. Além disso, a sua percepção ao momento em que vive se tornará mais palpável.
37 curiosidades que você vai gostar
O objetivo da psicoterapia com adolescentes é oferecer um espaço “neutro”, com um olhar especialista e atento de um psicólogo, onde ele possa se sentir livre para falar de suas angústias, anseios, desejos, medos, ideias e dúvidas, buscando informações sobre questões que normalmente surgem nessa fase do desenvolvimento.
As características da infância que se destacam nessa fase são descobertas, engenhosidade e curiosidade. Além disso, eles têm controle total dos esfíncteres e de seu auto cuidado, sendo mais independentes.
A falta de políticas para a juventude em nossa sociedade, a desqualificação e inadequação das atividades escolares para a cultura jovem, o sentimento de apropriação que os pais têm, em nossa sociedade, com relação aos filhos, as contradições vividas, a distância entre o mundo adulto e o mundo jovem, a impossibilidade ...
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência acontece dos 10 aos 19 anos. Porém, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que a faixa etária é dos 12 aos 18 anos.
Porque é uma fase de mudanças físicas, psicológicas e sociais. Essa etapa marca exatamente a transição da infância para a idade adulta – segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência começa aos 10 e termina aos 20 anos. Durante esse período, o corpo muda e as ideias também.
Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: a pré-adolescência, que vai dos 10 aos 14 anos, a adolescência em si, abrangendo dos 15 aos 19 anos, e a juventude, dos 15 aos 24 anos, concluindo o ciclo que liga a infância à adultez.
Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. É normal que aconteçam conflitos internos e externos. É uma fase crítica na vida do indivíduo. O adolescente, muitas vezes, é tido como rebelde, problemático, desobediente, entre outros.
Se você acha que a idade mais difícil de lidar com as crianças são “os terríveis dois anos” está muito enganado. Pelo menos é isso que diz uma pesquisa da ferramenta OnePoll com 2 mil pais e mães estadunidenses de filhos entre 6 e 12 anos que apontou que a idade mais desafiadora para o convívio são os 8 anos.
O extenso banco de dados analisado — a partir de pesquisas internacionais que mediram o bem-estar de pessoas usando diferentes metodologias — mostrou que, em média, a idade mais infeliz das pessoas nos países desenvolvidos é em torno dos 47,2 anos, enquanto nos países em desenvolvimento é 48,2 anos.
2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Os 10 Maiores Problemas dos AdolescentesOs 10 Principais Problemas dos Adolescentes.Falta de Amigos – Facilmente, este é o problema número 1 enfrentado pelos adolescentes.Questões Sobre Sexo – A maioria dos adolescentes não é obcecada por sexo.
Adolescentes normalmente crescem fisicamente, experimentam novas atividades, começam a pensar de modo mais crítico, e desenvolvem relacionamentos mais variados e complexos.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.10 dificuldades que os adolescentes encontram.Sono. Desenvolver qualquer atividade com sono é difícil. ... Bullying. ... Celular. ... Internet. ... Problemas Familiares. ... Excesso de Atividades. ... Gerações Diferentes.
Período da infância
É a fase que vai desde o nascimento até os 11 anos de idade, nessa fase passamos por grandes momentos de aprendizagens, experiências e evolução, descobrimos o mundo e como a sociedade se relaciona e desenvolve.
É durante as fases da infância que acontece um marcante ganho de volume do corpo, além de aquisições de habilidades básicas, como andar e falar, e a construção da personalidade. ... E o desenvolvimento psicossocial se refere às questões de construção das relações sociais, à personalidade e às emoções do indivíduo”, pontua.
Fase da Primeira Infância Do nascimento até os 4 anos de idade. Fase Pré-escolar (período edipiano) Abrange dos 4 aos 6 anos de idade. Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade. Fase da Adolescência (da puberdade até a idade adulta) Dos 10 até os 18 anos.
Alguns dos momentos mais poderosos da “cura pela fala” incluem não falar, o silêncio. É isso mesmo: pagar para não falar em terapia pode ser mais benéfico que se pensa. Por outro lado, o silêncio pode refletir um problema que resulta em uma perda colossal de tempo e dinheiro.
Uma maior atenção deve ser estabelecida quando o adolescente apresentar comportamentos como o de automutilação, agressividade em excesso, muito choro sem motivo aparente, ansiedade (que pode vir a ser apresentada de várias formas, que será tratada em outro tópico), necessidade de ficar sozinho(a)..
Ao cuidar da criança e do adolescente, o analista se defronta com a dinâmica familiar, que deve ser levada em consideração. Diferentemente da psicanálise de adultos, crianças e adolescentes são trazidos para o tratamento por seus pais. A criança é parte dessa família e seus pais passam a fazer parte do tratamento.
Qual é o tamanho do coração de uma girafa?
O que é o mapeamento de um processo?
Quanto de bicarbonato colocar na água da piscina?
Qual dos irmãos Salvatore e o mais velho?
Qual é o nome dos atributos CSS que representam o espaçamento interno e externo?
O que causa má circulação no sangue?
Porque o cara do Nirvana se matou?
Qual a ordem certa das matérias do ensino médio?
Quais as limitações do behaviorismo para a educação escolar?
Quais as doenças que são tratadas pelo reumatologista?
Como fica aposentadoria para quem começou a trabalhar em 1994?
O que significa valor anual por aluno?
Qual foi a primeira TV do mundo?