O bumba meu boi encontrado no Maranhão pode ser de zabumba, considerado o mais antigo; de orquestra, que tem origem no encontro do boi de zabumba com uma procissão, mesclando tambores com instrumentos de sopro; da ilha (criado em São Luís); da baixada; de cururupu; ou de costa de mão.
Na Amazônia, o bumba meu boi foi uma tradição trazida pelos imigrantes do Maranhão que mudaram para a região a fim de extrair borracha. Na região, a festa acontece na cidade de Parintins desde de 1965.
Atualmente, existem quase cem grupos de bumba-meu-boi no Estado do Maranhão subdivididos em diversos sotaques.
cidade de Parintins
O Festival Folclórico de Parintins é um festival de boi-bumbá que acontece todos os anos na cidade de Parintins, no interior do Amazonas. É considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O enredo do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. ... Essa história é um retrato das relações sociais e econômicas vigentes naquela região no período colonial.
O bumba meu boi tem influências das culturas africana, europeia e indígena e a história que envolve sua dança é de um casal de escravos, Pai Francisco e Mãe Catirina (ou Catarina). Grávida, Catirina começa a ter desejos por língua de boi.
Dessa maneira, sotaque é a denominação usada para classificar os diferentes grupos de bois encontrados no estado do Maranhão. Há cinco tipologias de sotaques legitimadas: de zabumba ou Guimarães; da ilha ou matraca; da baixada ou Pindaré; de orquestra; e de Cururupu ou costa de mão.
Os grupos de Boi do Maranhão são divididos em sotaques (estilos, formas e expressões). Entre os sotaques estão: Sotaque de Matraca, Sotaque de Zabumba, Sotaque de Orquestra, Sotaque da Baixada, Sotaque de Costa-de-Mão.
Principais características do Bumba meu boi. A festa em celebração ao Bumba meu boi inclui danças, músicas, desfiles e representação teatral. Assim, as cores se misturam em um ambiente festivo, alegórico e popular. Bumba meu boi.
O enredo do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. Percebendo a morte do boi, o senhor convoca pajés e curandeiras para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.
A festa do Bumba-meu-boi é uma tradição que se mantém desde o século XVIII, que arrasta maranhenses e visitantes por todos os cantos de São Luís, nos meses de junho e julho. O bumba-meu-boi é uma festa popular para crianças, adultos e idosos, onde os grupos se espalham desde as periferias até os arraiais do centro e dos shoppings da ilha.
O desfile - A encenação do bumba-meu-boi maranhense é uma espécie de auto em que se misturam teatro, dança, música e circo. Tradicionalmente realizado no período das festas juninas (em alguns lugares também no Natal e no Carnaval), o bumba-meu-boi encena o rapto, morte e ressurreição do boi ? uma história de certa forma metaforiza o ciclo agrário.
Quanto tempo um linfoma demora para crescer?
O que é prescrição de um processo?
Como começou a história da educação?
Como falar com a Receita Federal pelo Whatsapp?
Qual a sigla de Maceió Alagoas?
Quais são as características da administração de recursos humanos?
Como saber se o boleto é registrado?
Quantos tipos de Border Collie existem?
O que fazer para ser mais proativo?
Como fazer um texto descritivo de uma pessoa?
Pode limpar a tela com álcool?
Qual a pena para o crime de motim?
Não é considerado um composto orgânico?
Qual a importância do estudo da Terra para a vida atual e futura no planeta?
Qual prioridade da luz possibilita que ocorra o eclipse solar?