Piaget (1978) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Para Piaget (1998) os jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos e logo, começará a apreciar os jogos na qual sobressaem melhor as suas habilidades e interesses.
Na concepção de Piaget, o jogo é em geral a assimilação que se sobressai à acomodação, uma vez que o ato da inteligência leva ao equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, sendo a última prorrogada pela imitação.
Piaget classifica os jogos de exercício sensório-motor em duas categorias: puros e referentes ao pensamento. Subdivide os jogos sensório-motores puros em três tipos: de simples exercícios, de combinações sem finalidade e de combinações com finalidade.
Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.
28 curiosidades que você vai gostar
Mencionamo-nos renomados autores como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Huizinga (1990), Marcelino (1990), Friedman (1992), Rego (2001), entre outros que de tal modo abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil na Educação Infantil.
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".
a) Adulta: são jogos para maiores de dezoito anos. b) Infantil: são para crianças com até sete anos. c) Infanto juvenil: são para crianças de oito a doze anos. d) Juvenil: são para jovens com mais de doze anos.
Ludwig Wittgenstein. Ludwig Wittgenstein foi provavelmente o primeiro filósofo acadêmico a tentar criar uma definição para jogo.
Para Vygotsky, os jogos e brincadeiras têm funções efetivas no desenvolvimento da criança. No âmbito escolar o jogos é um vínculo para o desenvolvimento intelectual da criança. Portando é notório que a utilização dessa ferramenta no ensino de matemática é de suma importância.
Já no que diz respeito aos estudos de Vygotsky (1984), o jogo é considerado um estímulo à criança no desenvolvimento de processos internos de construção do conhecimento e no âmbito das interações com os outros.
O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.
O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
Benefícios da ludicidadeDesenvolvimento cognitivo, motor e da psicomotricidade da criança.Estimula a criatividade, fantasia e imaginação.Exploração de habilidades.Favorece a sociabilização.Contribui com o desenvolvimento de competências interativa.
Preocupado com o caráter utilitarista do ensino, Wallon pontuou que a diversão deve ter fins em si mesma, possibilitando às crianças o despertar de capacidades, como a articulação com os colegas, sem preocupações didáticas.
Os índios, os portugueses e os negros foram os precursores dos atuais modelos e maneiras de desenvolvimento do lúdico que mantemos até hoje, no Brasil. Nos últimos séculos, houve no Brasil, uma grande mistura de povos e raças, cada qual com suas culturas, crenças, educação.
A ludicidade, apesar de ser um tema atual, apresenta contribuições com base nos primórdios. Nesse sentido, disserte sobre as marcas que a ludicidade deixou na história. RESPOSTA ESPERADA: Na época dos primórdios, as atividades lúdicas vivenciadas foram expressas por meio de desenhos, símbolos e formas.
O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores. (2010, p. 1). Nesse sentido, a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar.
Ludicidade como metodologia significa respeitar a interpretação da criança sobre o mundo e o lugar que ela ocupa nele. Através do lúdico, a criatividade, curiosidade e o desejo por saber acontecem de maneira natural, ampla e fluida, fazendo com que a educação aconteça de forma emancipadora, afetiva e plural.
Cuidar e educar
A BNCC valida e reforça esse conceito de que as ações de cuidado estão plenamente integradas com as ações de conhecer e explorar o mundo, criando campo propício para a sistematização dos conhecimentos, que acontece na etapa posterior do Ensino Fundamental.
É através do brincar que a criança forma conceitos, seleciona ideias, percepções e se socializa cada vez mais. O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais.
Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções. O principal objetivo da brincadeira é explorar.
Piaget (1978) aponta três sucessivos sistemas de jogo: de exercício, simbólico e o de regras.
Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. … Já Vygotsky (1978) define o brinquedo como algo que preenche as necessidades da criança, o que significa entendê-lo como algo que motiva para a ação.
A criança ao mesmo tempo em que brinca individualmente pode transformar o jogo simbólico em coletivo, basta se juntar com mais crianças. Para Vygotsky (2003 pg. 60), o que define o brincar é a situação imaginária criada pela criança.
Qual o órgão do governo brasileiro reconheceu os Arcos da Lapa como patrimônio histórico?
É possível ter duas contas no iCloud?
Tem como usar duas contas do Google no mesmo celular?
Como usar dolomita no rosto para melasma?
Como configurar dois projetores?
Como usar papel alumínio para mechas?
Como é aplicado o empreendedorismo?
Como usar processador do liquidificador?
Como tratar candidíase com própolis?
Como a empresa tem acesso a CTPS Digital?
Como usar o pulverizador para pintura?
Para que serve o primer no rosto?
Como exportar sapatos do Brasil?
Como agir em caso de suspeita de fratura na coluna vertebral?