A cultura de massa é aquela considerada, por uma maioria, sem valor cultural real. ... Já a cultura erudita é aquela considerada superior, normalmente apreciada por um público com maior acúmulo de capital e seu acesso é restrito a quem possui o necessário para usufruir dela.
A cultura popular e erudita são produzidas respectivamente pelas classes populares e de elite. Já a cultura de massa é produzida para as massas, e não pelas massas (pessoas). A cultura de massa cria produtos que possam ser consumidos pela maioria das pessoas, seguindo um padrão para o consumo imediato.
Características da cultura erudita Distingue certo grupo social da população geral, isto é, confere distinção social. Sua produção tem como requisito indispensável o estudo. Sua compreensão, muitas vezes, exige um conhecimento prévio, uma familiaridade com o universo cognitivo em que ela foi produzida.
A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo.
A cultura erudita está à disposição da elite social. É observada nas artes plásticas, na música e na literatura. O acesso à cultura erudita é facilitado para a aristocracia sob o argumento de ser produto de intensa investigação. A aplicação acadêmica também é usada como elemento de defesa do acesso restrito.
Na tradição artística ocidental, o centro de origem da produção cultural de elite deu-se na Europa. ... Como parte desse movimento, a cultura erudita chegou às Américas e à África como uma forma de produção cultural supostamente superior, por ser fruto de uma técnica artística esteticamente mais elaborada.
A cultura erudita pode ser definida como uma produção artística elaborada por e para as pessoas da elite social. Sob o pressuposto de ser um produto voltado ao público intelectual, só tinha acesso a esse bem cultural aqueles que tinham maior poder aquisitivo.
A cultura de massa não é produzida, mas sim reproduzida. A ideia aqui não é criar algo autêntico, mas reproduzir incessantemente o que já foi produzido (até que a demanda pelo objeto reproduzido esgote-se) para conseguir atingir o maior número de espectadores, gerando assim um maior lucro com menos esforço e gasto.
Os termos “cultura de massa” e “indústria cultural” foram cunhados pelos filósofos e sociólogos judeus alemães da Escola de Frankfurt: Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do esclarecimento.
A distinção da cultura erudita surgiu na Europa para marcar a fronteira que a separa da cultura popular. A cultura popular é a cultura tradicional dos povos, sendo considerada pelos intelectuais europeus do século XVIII mais primitiva e intuitiva.
Cultura de massa e consumo. A cultura de massa está estreitamente ligada ao consumo. As propagandas que são veiculadas na televisão e na internet têm o propósito de levar o espectador a consumir os produtos propagados. Não obstante, às propagandas também são veiculados ideais de vida.
Qual o objetivo da alta hospitalar?
Quais são as características de uma linguagem científica?
O que o grafeno pode causar no corpo humano?
Qual é o tecido que não amassa?
É possível viver com metade do coração?
Quais são os bons isolantes térmicos?
Qual o valor para registrar um nome fantasia?
Como eliminar cochonilhas com detergente?
Como funciona el corte por plasma?
Como elaborar poster cientifico?
O que faz o terapeuta integrativo?
O que é mais elegante salto grosso ou fino?