O que determina a Lei das Águas no Brasil?

Pergunta de Theo Costa em 23-09-2022
(36 votos)


O que determina a Lei das Águas no Brasil?

De acordo com o Governo do Brasil, a Lei das Águas se baseia em seis princípios básicos, são eles: A água é um bem de domínio público. É um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação dos animais.

O que é a Lei de recursos hídricos?

Em 8 de janeiro de 1997, foi criada a Lei nº 9.433, mais conhecida como Lei das Águas, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). ... A lei, no artigo 1º, elenca os principais fundamentos da Política Nacional.

Quais são as principais leis que existem sobre a água?

Da Fiscalização:



Qual a importância da Lei das Águas do Brasil?

A Lei Federal 9.433/97, chamada “Lei das Águas”, constitui-se num importante instrumento para a descentralização de decisões no tocante à política das águas e propicia o consenso nos comitês para a resolução de problemas ligados às questões hídricas.

Qual o objetivo principal da Lei da água?

O objetivo da Lei das Águas é promover a disponibilidade de água e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos brasileiros para a atual e as futuras gerações.

O que estabelece a Lei Federal 9433 97?

L9433. LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. ... 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.



Qual é o objetivo geral do plano de recursos hídricos?

O objetivo geral do Plano é "estabelecer um pacto nacional para a definição de diretrizes e políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta de água, em quantidade e qualidade, gerenciando as demandas e considerando ser a água um elemento estruturante para a implementação das políticas setoriais, sob a ótica do ...

São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos de acordo com a Lei nº 9.433 97?

Outorga dos direitos de uso de recursos hídricos A outorga de direito do uso da água é o terceiro instrumento da Lei nº 9.433/97. Ela consiste no ato administrativo de autorização, concessão ou permissão do direito de utilização de um recurso hídrico deferida pela autoridade competente da União ou dos Estados.

O que o Código das Águas de 1934 estabeleceu?

Foi criado a partir do Decreto Federal 24.643, de 10 de julho de 1934. Ainda em vigor, o Código das Águas determina que “são expressamente proibidas construções capazes de poluir ou inutilizar para o uso ordinário a água do poço ou nascente alheia a elas preexistentes”, devendo ser demolidas as obras irregulares.



Qual a importância da Lei das águas para a preservação das bacias hidrográficas?

Inspirada no modelo francês, a Lei das Águas criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com destaque para a atuação dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs), os quais funcionam como Conselhos participativos, compostos por diversos segmentos presentes na bacia hidrográfica.

Quando foi criada a Lei das águas?

Em 8 de janeiro de 1997, foi criada a Lei nº 9.433, mais conhecida como Lei das Águas, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e ...

Qual a origem da legislação sobre águas no Brasil?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A legislação sobre águas no Brasil é um conjunto de normas jurídicas direcionadas às águas no Sistema Legislativo Nacional. Nos termos do artigo 22, inciso IV, da Constituição Federal, compete privativamente à União legislar sobre águas.

Como foi a proteção legal das águas brasileiras?

Até então, a proteção legal das águas brasileiras seguiu um caminho semelhante ao da proteção ao meio ambiente: ela se dava de forma indireta. A água era acessória a outros interesses, assim seu uso era determinado por normas de caráter econômico e sanitário, ou relativas ao direito de propriedade.

Por que a água é um bem público?

Ali há a compreensão de que a água é um bem público (não pode ser controlada por particulares) e recurso natural limitado, dotado de valor econômico, mas que deve priorizar o consumo humano e de animais, em especial em situações de escassez.



Outras questões

Como reduzir custos no setor de serviços?

Como funciona precificação Tesouro Direto?

Como faço para compactar PDF?

Como aparar os pelos do braço masculino?

Como ocorre a deficiência presbiopia e como ela se manifesta na visão?

Quais são os elementos que compõem a área de trabalho do Photoshop?

Como se dá a prestação de serviço público de forma indireta?

Como evitar os picos de insulina?

O que pode acontecer quando a diastólica está próxima da sistólica?

Como diminuir a quantidade de mega de um vídeo?

O que é pressão hidrostática e pressão oncótica?

Como baixar Need for Speed No Limits no computador?

Como o CO2 causa o efeito estufa?

Como escolher uma boa fita LED?

Porque a placenta fica prévia?

Como podemos reduzir os problemas causados pelos combustíveis atuais?

Como saber se o álcool foi adulterado?

O que fazer para diminuir joanete?

Como saber se o etanol é de boa qualidade?

Como diminuir os impostos de uma empresa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com