O que determina a Lei das Águas no Brasil?

Pergunta de Theo Costa em 23-09-2022
(36 votos)


O que determina a Lei das Águas no Brasil?

De acordo com o Governo do Brasil, a Lei das Águas se baseia em seis princípios básicos, são eles: A água é um bem de domínio público. É um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação dos animais.

O que é a Lei de recursos hídricos?

Em 8 de janeiro de 1997, foi criada a Lei nº 9.433, mais conhecida como Lei das Águas, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). ... A lei, no artigo 1º, elenca os principais fundamentos da Política Nacional.

Quais são as principais leis que existem sobre a água?

Da Fiscalização:



Qual a importância da Lei das Águas do Brasil?

A Lei Federal 9.433/97, chamada “Lei das Águas”, constitui-se num importante instrumento para a descentralização de decisões no tocante à política das águas e propicia o consenso nos comitês para a resolução de problemas ligados às questões hídricas.

Qual o objetivo principal da Lei da água?

O objetivo da Lei das Águas é promover a disponibilidade de água e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos brasileiros para a atual e as futuras gerações.

O que estabelece a Lei Federal 9433 97?

L9433. LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. ... 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989.



Qual é o objetivo geral do plano de recursos hídricos?

O objetivo geral do Plano é "estabelecer um pacto nacional para a definição de diretrizes e políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta de água, em quantidade e qualidade, gerenciando as demandas e considerando ser a água um elemento estruturante para a implementação das políticas setoriais, sob a ótica do ...

São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos de acordo com a Lei nº 9.433 97?

Outorga dos direitos de uso de recursos hídricos A outorga de direito do uso da água é o terceiro instrumento da Lei nº 9.433/97. Ela consiste no ato administrativo de autorização, concessão ou permissão do direito de utilização de um recurso hídrico deferida pela autoridade competente da União ou dos Estados.

O que o Código das Águas de 1934 estabeleceu?

Foi criado a partir do Decreto Federal 24.643, de 10 de julho de 1934. Ainda em vigor, o Código das Águas determina que “são expressamente proibidas construções capazes de poluir ou inutilizar para o uso ordinário a água do poço ou nascente alheia a elas preexistentes”, devendo ser demolidas as obras irregulares.



Qual a importância da Lei das águas para a preservação das bacias hidrográficas?

Inspirada no modelo francês, a Lei das Águas criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com destaque para a atuação dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs), os quais funcionam como Conselhos participativos, compostos por diversos segmentos presentes na bacia hidrográfica.

Quando foi criada a Lei das águas?

Em 8 de janeiro de 1997, foi criada a Lei nº 9.433, mais conhecida como Lei das Águas, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e ...

Qual a origem da legislação sobre águas no Brasil?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A legislação sobre águas no Brasil é um conjunto de normas jurídicas direcionadas às águas no Sistema Legislativo Nacional. Nos termos do artigo 22, inciso IV, da Constituição Federal, compete privativamente à União legislar sobre águas.

Como foi a proteção legal das águas brasileiras?

Até então, a proteção legal das águas brasileiras seguiu um caminho semelhante ao da proteção ao meio ambiente: ela se dava de forma indireta. A água era acessória a outros interesses, assim seu uso era determinado por normas de caráter econômico e sanitário, ou relativas ao direito de propriedade.

Por que a água é um bem público?

Ali há a compreensão de que a água é um bem público (não pode ser controlada por particulares) e recurso natural limitado, dotado de valor econômico, mas que deve priorizar o consumo humano e de animais, em especial em situações de escassez.



Outras questões

É normal a cadela comer o filhote que nasce morto?

Qual a melhor linha de produtos para cabelos cacheados?

Como se forma uma nova abelha rainha?

O que é pretérito composto?

Quanto tempo a seguradora tem para cobrar o culpado?

Qual a importância do planejamento financeiro em suas finanças pessoais?

Quando o recurso é recebido no efeito devolutivo?

Qual a função de um relé?

Quanto ganha no DIZU?

Qual a importância dos conselhos e conferências de saúde?

Quanto tempo demora para ver o resultado da hidrolipo?

Como usar Durkheim na redação?

Qual é a finalidade da servidão?

Qual a função do planejamento na organização?

Quem foi o criador da criptografia?

Qual resolução escolher?

O que são fontes de contaminação radioativa?

Quantos tem 1 min?

Qual a classificação das dietas?

O que é PPRA de uma empresa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com