Para Maria Edi, é considerado leite de qualidade aquele cuja composição química (gordura, proteína lactose e minerais), microbiológica (contagem total de bactérias), organoléptica (sabor, odor e aparência) e número de células somáticas atendam parâmetros de qualidade exigidos internacionalmente.
A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal.
Fatores que afetam a qualidade do leite
A composição do leite varia de acordo com fatores como raça, idade, saúde da glândula mamária, estágio de lactação, manejo nutricional e estações do ano (Dobranić et al., 2008).
Agradável: preservar suas propriedades de sabor, cor, odor, viscosidade; Limpo: ser totalmente livre de sujeiras, microrganismos e resíduos de substâncias químicas; Fresco: apresentar a composição ideal e ter uma conservação adequada; Seguro: não causar qualquer tipo de problema à saúde do consumidor.
Esses testes são: análise de temperatura, teste do alizarol, análise de índice crioscópico, densidade, teor de gordura, pesquisa de fosfatase e peroxidase, EST e ESD, neutralizantes de acidez e pesquisa de agentes inibidores do crescimento microbiano, (BRASIL, 2011).
29 curiosidades que você vai gostar
Comparação dos Melhores Leites
Agora você já sabe que os melhores leites do mercado são: PIRACANJUBA - Leite Integral Piracanjuba. NESTLÉ - Leite Ninho Semidesnatado. PIRACANJUBA - Leite Desnatado Zero Lactose Piracanjuba.
Esse método, chamado pasteurização, mata apenas as bactérias que causam doenças – e conserva o leite por até sete dias. Já o processo UHT (ultra high temperature, em inglês), típico do leite de caixinha, é mais radical: o leite é aquecido a 140 °C por até 8 segundos.
A IN 77 estabelece critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor. As regras abrangem desde a organização da propriedade rural, suas instalações e equipamentos até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.
No leite e seus derivados são verificados os seguintes defeitos microbiológicos: Sabores e odores estranhos, alteração na cor, rancidez, alterações na viscosidade e produção de gás. A cor do leite e seu creme está diretamente relacionada às suas características físicas e composição química.
Como identificar a infertilidade feminina?
O que falar para se apresentar no Instagram?
Qual é o exame para saber se tem leucemia?
Onde fica o número do ECF no Cupom Fiscal?
O que é avaliado em um processo seletivo?
O que é agente da passiva de 3 exemplos?
Que tipos de plásticos existem?
Como apresentar um produto de forma criativa?
Qual exame que detecta intolerância à lactose?
Como identificar um compressor Embraco?
Como identificar o aposto em uma frase?
Como identificar o clímax de uma narrativa?
Como é formada a voz passiva sintética?