Podemos encontrar as primeiras e mais remotas preocupações que levaram ao surgimento da antropologia no século XVI. O movimento colonizador observado nas Grandes Navegações, ocorridas a partir do final do século XV, colocou o europeu em contato com um tipo humano jamais visto por ele.
O nascimento da Antropologia se deu durante o século XX quando a humanidade buscou fazer uma compilação de estudos sobre culturas diferentes que eram entendidas como exóticas. Num primeiro momentos cientistas europeus se dedicaram ao estudo dos povos indígenas do nosso país.
* No início do século XX o estudo das características sociais e culturais dos povos ganhou o nome de “Antropologia Social” na Inglaterra, “Antropologia Cultural” nos EUA e “Etnologia” na França, chegando ao patamar de disciplina científica autônoma.
A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.
A Primeira Fase da História da Antropologia no Brasil pode ser convenientemente delimitada entre 1835, com a descoberta por Peter W. Lund (1801-1880) do material ósseo de Lagoa Santa e 1933 (imediatamente antes da fundação da Universidade de São Paulo, em 1934).
Assim como na Sociologia, que buscou elementos para caracterizá-la como ciência e colaborar com os estudos sociológicos, os antropólogos desenvolveram também um método de pesquisa e observação próprio para colaborar com os estudos e observações sociais. O método de pesquisa antropológico tem o nome de etnografia.
A antropologia surgiu como uma ferramenta da sociologia para compreender as diferenças étnicas dos seres humanos. No século XIX, nos estudos de história e geografia contemporâneos, a sociologia e a antropologia surgiram com um objetivo bem específico: servir como meios de auxílio para o capitalismo industrial.
Com a publicação de dois livros, A Origem das Espécies, em 1859, e A descendência do homem, em 1871, Charles Darwin principia a sistematização da teoria evolucionista.
Em termos historiográficos, podemos supor o nascimento da antropologia propriamente dita com o advento das " Regras do Método Sociológico ", em 1895, de Émile Durkheim, o qual define o “Fato Social” e os métodos para sua apreensão. Curioso notar que foi com o surgimento da sociologia que tivemos definido o campo antropológico.
→ Concepção clássica de antropologia estabelecida a partir dos estudos europeus do século XIX e XX Antropologia biológica ou física: é um estudo da formação do ser humano em seus aspectos físicos.
Nestes textos nascia, por assim dizer, a antropologia, e no século V a.C. um exemplo disto se revela na obra de Heródoto, que descreveu minuciosamente as culturas com as quais seu povo se relacionava. Da contribuição grega fazem parte também as obras de Aristóteles (acerca das cidades gregas) e as de Xenofonte (a respeito da Índia ).
Antropologia é um ramo das ciências sociais que estuda o ser humano e a sua origem de maneira abrangente. Por meio de estudos sobre as características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano, o antropólogo vai buscar determinar, com base em grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de ...
O que você entende por fração geratriz?
Quais são as usinas hidrelétricas no Brasil?
Como ver os apps que já foram baixados no iPhone?
Quais os tipos de cultura popular?
Quais são os nomes dos anjos na Bíblia?
Quem tem cartão Santander paga meia no cinema?
Pode passar lustra móveis no piso?
Qual broca usar para nivelar a unha?
Quais os tipos de inflamação da pele?
Quais os sintomas de quem tem coração grande?
Qual é o tom de voz mais raro?
Quais os tipos de Iniciação Científica?
Quem é do signo de Capricórnio é ciumento?
Quanto custa o metro quadrado de calçada de concreto?