SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS. É dever da escola, e direito dos alunos do ensino fundamental e médio, oferecer e trabalhar os conjuntos de conhecimentos que foram socialmente elaborados e que os estudiosos consideram necessários para o exercício da cidadania.
A importância de organizar e selecionar os conteúdos é indiscutível. Alguns educadores acreditam que a organização do conteúdo se constitui numa só unidade, em que teoria e prática se fundem. Ou seja, no fazer gera-se o saber. Outros procuram redefinir os conteúdos a partir de um determinado ponto de vista da classe.
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).
A seleção dos conteúdos, além de importante e significativa, deve atender às necessidades sociais e individuais dos estudantes numa determinada realidade e época, levando em consideração: vinculação aos objetivos, validade, significância, utilidade, flexibilidade, adequação à diversidade dos estudantes e adequação ao ...
Afirma que o ensino dos conteúdos é um processo dinâmico, uma ação recíproca entre matéria, ensino e estudo dos alunos. Os conteúdos devem ser significativos, isto é, interessantes, expressivos, incluir elementos da vida dos alunos para serem assimilados de forma ativa e consciente.
Em História, a tradição desde o século XIX é de narrar a formação e a evolução da civilização ocidental em direção ao domínio do mundo. Essa narrativa, baseada na ideia de progresso, foi dividida em dois grandes blocos: 1. Pré-História 2. História (que passa a ser subdivida em: antiguidade; medieval, tempos modernos e contemporâneos)
Esse autor fundamentando-se na Ley de Ordenacion general del sistema educativo - da Espanha – LOGSE e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino classifica os conteúdos em três categorias: conceitual, procedimental e atitudinal. Conteúdo conceitual é o conhecimento que o professor detém e transmite de forma teórica ao aluno.
Um exercício interessante para o professor é pensar em como fazer essa exposição e não apenas no que ensinar, ou nos conteúdos em si. “É preciso quebrar o paradigma de que a História apresentada é definitiva, verdade acabada e fixa.
Como fazer um plano de estudo personalizado?
O que deve ter um kit de desenho?
Como fazer um prisma passo a passo?
Como instalar uma torneira de água quente na cozinha?
Como colocar água quente na torneira?
O que muda na nova lei de nacionalidade portuguesa?
O que pode ser substituído pela gelatina?
Quando surgiu a desigualdade social no Brasil?
O que pode substituir a palavra negócio?
O que é ser uma pessoa fraterna?
Como instalar um novo ponto de tomada?
Como vender um domínio de internet?
Como o professor postar atividades no Classroom pelo celular?
Qual a palavra que substitui segundo?