O fígado é composto principalmente de células denominadas hepatócitos. Também é constituído por outros tipos de células, incluindo as que revestem seus vasos sanguíneos e dos ductos biliares.
Anatomia do fígado: Faces Face anterior: tem formato triangular e é recoberta por peritônio. Relaciona-se com a fixação anterior do diafragma. Face direita: recoberta por peritônio, relaciona-se com a cúpula direita do diafragma. Face posterior: é presa ao diafragma por tecido conjuntivo frouxo.
A unidade funcional do fígado é o lóbulo hepático, uma estrutura cilíndrica que possui de 0,8 mm a 2 mm de diâmetro. Em um fígado humano, encontramos cerca de 100.000 lóbulos. Cada lóbulo hepático é formado por uma veia central e várias placas celulares, que se irradiam dessa veia.
- Secreção de Bile - Remove moléculas de glicose do sangue transformando em glicogênio - Destruição de Hemácias velhas ou anormais Page 4 Morfologicamente, o fígado apresenta quatro lobos, sendo dois maiores e dois menores: direito, esquerdo, quadrado e caudado.
São os hepatócitos as células responsáveis pelas funções biológicas do fígado, como a metabolização de algumas substâncias (como o álcool etílico, e a maioria das drogas) e a produção da bílis.
O fígado é um órgão que pertence ao sistema digestório, localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos.
Lobos. Existem quatro lobos anatômicos no fígado, que são subdivididos em segmentos ainda menores, de acordo com seu suprimento sanguíneo. O lobo direito é o maior dos quatro, sendo o lobo esquerdo menor e achatado.
Localizado na cavidade abdominal, especificamente no quadrante superior direito, o fígado aloja-se posteriormente às costelas, que oferecem uma proteção ao órgão, e superiormente encontra-se o diafragma. O fígado geralmente, tem início no 5º espaço intercostal direito.
Isso porque o fígado é um órgão importantíssimo em nosso organismo, envolvido nas mais variadas funções, como veremos hoje. Além de conhecer algumas funções desempenhadas, é de suma importância que você saiba como examinar o fígado por meio das técnicas de semiologia, para assim identificar possíveis alterações.
As duas maiores superfícies do fígado são a superfície diafragmática e a superfície visceral. A última é recoberta por peritônio, exceto na região porta hepatis e o leito da vesícula biliar.
Como no interior do fígado não há nervos, o órgão não dói e, portanto, apesar da cápsula que o envolve ser bastante enervada, costuma não apresentar sintomas quando atingido por alguma doença. Mariana Varella é editora do Portal Drauzio Varella.
Qual tipo de aquecedor é melhor e mais seguro?
Pode dar ração com água para filhote de cachorro?
O que era a política do café com leite?
O que é a conta adiantamento a fornecedores?
Como os riscos de esporte de aventura podem ser controlados?
Quais são as 7 modalidades de ensino?
Quais as etapas da impermeabilização?
Quem pode ser preposto no ordenamento jurídico?
Qual era a capital do império astecas?
Como fazer a dieta do arroz integral?
O que é sociedade positivista?
O que é um ciclo na musculação?
Como funciona o sistema circulatório dos répteis?
Quais recursos tem efeito suspensivo no processo penal?
Qual remédio contínuo para asma?