O cisto no ovário, também conhecido como cisto ovariano, é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar.
Nesse sentido, para tentar identificar presença de cisto no ovário, é necessário estar atenta aos seguintes sintomas:
As principais características que ajudam a identificar o cisto sebáceo são:
Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de gengibre ou o chá de quixaba podem auxiliar no tratamento do cisto no ovário, porque possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante ou analgésica que ajudam a diminuir a dor e a inflamação no ovário ou a regular o ciclo menstrual.
No entanto, quando o cisto cresce muito, se rompe ou quando fica torcido no ovário, pode causar sintomas como dor no abdômen e menstruação irregular, que podem piorar durante a ovulação, o contato íntimo ou devido aos movimentos intestinais.
Cisto no ovário pode virar câncer? “Não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente”, tranquiliza o Dr.
Em seguida devem ser indicados exames que permitem confirmar a presença do cisto e indicar qual o tamanho e suas características. Assim, pode ser realizado pelo médico a palpação pélvica e exames de imagem como ultrassonografia transvaginal, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O exame ginecológico mais utilizado para detectar cisto no ovário é a ultra-sonografia pélvica geralmente via transvaginal. Ela pode detectar pequenos cistos ovarianos imperceptíveis ao exame físico clínico de toque ginecológico.
Cisto simples: O cisto simples é o cisto folicular que não se rompeu na ovulação e não teve a consequente liberação do óvulo. É o tipo de cisto mais comum. Sua formação está relacionada a variações do funcionamento normal do ovário.
Para remover os cistos com mais de um centímetro ou que estejam infectados, o ideal é a cirurgia. O procedimento é realizado em consultório médico sob anestesia local. Após a cirurgia, o médico faz um curativo, que deve ser mantido por alguns dias.
Quais os Sintomas de cisto no ovário. Raramente um cisto no ovário provoca sintomas, porém quando este encontra-se muito grande, com mais de 3 cm de diâmetro, podem surgir sintomas como: Dor no ovário, do lado onde está o cisto; Dor durante a ovulação; Dor durante o contato íntimo;
Cistos ovarianos na menopausa são pouco comuns. Um cisto funcional pode ser tanto folicular quanto lúteo. Todo mês, durante o ciclo menstrual, um folículo cresce no ovário. Os folículos são o local onde o óvulo se desenvolve. Na maioria dos meses, um óvulo éliberado deste folículo, num processo conhecido como ovulação.
O tratamento depende muito da idade da paciente, dos sintomas do tamanho e do tipo do cisto. Muitas vezes, o cisto desaparece por conta própria, dispensando a terapia. Porém, isso pode demorar alguns meses. Para garantir que o cisto se foi completamente, pode ser necessário realizar ultrassons e exames pélvicos periódicos.
O câncer de ovário é mais comum em mulheres com mais de 50 anos, sendo muito raro abaixo dos 30. Algumas características dos cistos que podem ser câncer são os com grande tamanho, com septo espesso, área sólida.
Qual a conjugação do verbo to be no tempo presente?
Como se preparar para a vinda do Senhor?
O que fazer para aliviar ansiedade de Tentante?
Como preparar soro fisiológico caseiro?
Como estudar para a defesa do TCC?
Como fazer o chá de hibisco para perder barriga?
Como melhorar o desempenho na barra?
Como é feito o exame de citologia vaginal?
O que fazer para superar a morte da mãe?
Que roupa usar para depilar a virilha?
Como se livrar de oportunistas?
Como faço para ser um revendedor Quiksilver?
Como ser um especialista em pessoas livro?
Porque não pode ter relações antes do preventivo?