É possível tirar a segunda via da certidão de nascimento pessoalmente no cartório onde a pessoa foi registrada ao nascer, pelos correios e pela internet. Para isso, é necessário pagar uma taxa e fornecer um documento com foto.
Passo 1: acesse o site do Registro Civil e clique em “Nascimento”. Passo 2: insira o estado onde reside, a cidade e o cartório onde sua certidão de nascimento foi emitida. Passo 3: agora, informe seu nome completo, CPF, data de nascimento e clique em “Próximo” para continuar.
A Lei dos Registros Públicos, no capítulo que trata da publicidade, estabelece que “qualquer pessoa pode requerer certidão do registro sem informar ao oficial ou ao funcionário o motivo ou interesse do pedido” (artigo 17).
Para adquirir esse documento, os pais ou responsáveis devem comparecer ao cartório mais próximo de sua residência, levando a documentação exigida, que são:
Busca do cartório: Essa alternativa é uma das mais trabalhosas, porém mostra-se efetiva na maioria dos casos. A orientação para o interessado é certificar-se quantos cartórios de registro civil existem na cidade de nascimento do mesmo, entrar em contato com estes cartórios e confirmar o registro.
No novo modelo de certidão de nascimento, o número da certidão (também chamado de matrícula) deve aparecer logo abaixo do nome completo da pessoa registrada, sendo bem fácil de encontrar. Não tem erro: basta procurar por "matrícula" no documento que você irá achar o número!
- Pode ser solicitada por qualquer pessoa mediante o pagamento da Taxa. - 2ª Via de Certidão de Casamento é necessário: O nome dos contraentes (marido e mulher). - Cartório onde foi feito o Registro.
Opção 1 (ou opção para a galera sortuda): ir até o consulado e verificar se eles podem emitir essa documentação. É comum que o próprio consulado se responsabilize disso, desde que e somente se o arquivo original estiver digitalizado – com é o caso dos assentos de nascimento pós 1965.
Para pedir uma certidão online de nascimento, tem de: aceder à página de pedido de certidão na plataforma Civil Online autenticar-se com o certificado digital do Cartão do Cidadão, ou cédula profissional (advogados, notários e solicitadores) ou escolher fazer o pedido sem autenticação preencher o formulário com os seus dados
No entanto se por qualquer motivo, a segunda via não puder ser emitida, o valor pago é devolvido, descontando assim, apenas o custo referente à taxa de busca. Sobretudo como vimos, solicitar a segunda via da certidão de nascimento pela internet traz economia de tempo e dinheiro. Além disso, é um processo totalmente seguro e legal.
Ele conta com o conteúdo lavrado em um livro e também registrado. Esse livro fica guardado pelo cartório de Registro Civil onde a certidão foi feita. Já a certidão de nascimento digital é um arquivo em PDF, que é assinado digitalmente com o certificado digital do cartório onde foi lavrado.
A 2ª via da Certidão de Nascimento pode ser feita online através do site da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, onde há um serviço de fácil acesso para o cidadão, que poderá inserir os seus dados pessoais e através do número de livro, folha e termo aciona o cartório responsável para enviar a sua certidão.
Por que a água da chuva não é salgada?
Pode fazer o teste de gravidez antes do atraso?
Como tornar aulas mais interativas?
Como saber se seu nome está na justiça?
Como colocar o fundo de uma imagem transparente no Paint?
Como fazer toque para saber se estou grávida?
Como saber minha fase Ovulatoria?
Como foi o fim do Império Carolíngio contribuiu para a formação do feudalismo?
Como faço para saber se estou inscrito no Enem?
Qual hormônio estimula a Glicogenólise?
Como saber que estou sendo influenciado?
Como o individualismo afeta a sociedade Brainly?
É verdade que os indianos não usam papel higiênico?
Como o homem deve cuidar da sua esposa?
Quando o homem inventou a roda?
Como é possível uma estrutura feita de gelo nos proteger do frio?
Como limpar grelha argentina de churrasqueira?
Que reações químicas ocorrem durante a fermentação de um bolo?