A Falha de San Andreas corresponde a uma área de grande instabilidade, visto que ali há o encontro de duas placas tectônicas (a placa Norte-americana e a placa do Pacífico). ... A movimentação natural dessas duas placas e o atrito que ocorre entre elas geraram a Falha de San Andreas ao longo de milhares de anos.
Em 1906, a Califórnia viu um terremoto de magnitude de 7,8 devastar grande parte da cidade de São Francisco, deixando mais de 3 mil mortos, quando a parte central da falha se rompeu.
Esse fenômeno geológico surge em função da pressão aplicada por uma força, geralmente as placas tectônicas, em que a pressão exercida excede a capacidade de resistência e plasticidade das camadas rochosas, provocando a sua cisão ou ruptura, podendo gerar também algumas pequenas fraturas em seu entorno.
A movimentação de placas tectônicas na Falha de San Andreas, costa oeste dos Estados Unidos, envolve as Placas do Pacífico e Norte-americana em um movimento tangencial (também denominado conservativo ou transformante).
André se caracterizam por movimentos horizontais. Ela foi descrita em 1895 pelo professor de geologia Andrew Lawson, que descobriu a parte norte do falhamento. Em 1906 a cidade de S. Francisco foi devastada pelo terremoto mais mortal de sua história, causado pelo movimento brusco da Falha de Santo André.
Pela primeira vez geólogos norte-americanos conseguiram extrair amostras de rocha de quase 3 quilômetros de profundidade na falha de San Andreas, uma gigantesca fratura da crosta terrestre com 1.300 quilômetros de extensão na Califórnia, Estados Unidos.
Ela foi descrita em 1895 pelo professor de geologia Andrew Lawson, que descobriu a parte norte do falhamento. Em 1906 a cidade de S. Francisco foi devastada pelo terremoto mais mortal de sua história, causado pelo movimento brusco da Falha de Santo André.
A falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura visível de, aproximadamente, 1.300 quilômetros de extensão que marca os limites entre as duas maiores placas tectônicas do planeta: a placa norte-americana e a placa do Pacífico.
Tipos de falhas geológicas
A Falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura que marca o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta.
Os tipos de falha geológica variam conforme os critérios utilizados em sua classificação. Na presente abordagem, elas são tipificadas em três diferentes formas: normal, reversa e transcorrente. A falha normal – também chamada de falha distensiva – ocorre quando o bloco deslocado posiciona-se abaixo do plano da falha.
Há também casos de falhas geológicas no Brasil, como a que originou algumas transformações no relevo do Recôncavo Baiano. Portanto, compreender a dinâmica desse tipo de processo geomorfológico é também uma maneira de melhor entender os processos de formação e transformação das feições na superfície terrestre.
Quais os tipos de vitaminas que são solúveis em água?
Como são chamadas as obras do Romero Britto por colecionadores e admiradores?
Onde fica o ligamento do tornozelo?
Como são chamados os filhotes de alguns anfíbios?
O que fazer para não ser antipático?
Como são chamadas as colunas numa tabela periódica?
Como deixar a gengiva mais forte?
Como são chamados os animais da cadeia alimentar?
O que fazer quando seus pais estão prestes a se separar?
Quais são os animais quadrúpedes com pelos?
Como evitar fraudes com meu CPF?
Quais são os gametas femininos das gimnospermas?
Porque as pessoas gostam tanto de Harry Potter?
Qual é a origem dos números decimais?
Como são chamadas as rochas que sofreram intemperismo?
Quais são os 4 grupos do Reino Plantae?