A tuberculose bovina é uma doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e búfalos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças.
Sintomas
Tem transmissão predominantemente por via aérea. O contágio pode ser direto, através de finas gotículas de secreção oronasal contendo os bacilos da tuberculose que são eliminados pela pessoa contaminada durante a tosse, o espirro e a fala, ficam em suspensão no ar e são inaladas por pessoas suscetíveis à infecção.
Uma vez que é detectado um animal infectado, a solução é o abate sanitário ou sacrifício. Para erradicar, ou controlar a doença em sua propriedade, há uma única solução: testar todos os animais que entram em sua porteira.
O diagnóstico da tuberculose bovina pode ser sugerido com a detecção de lesões granulomatosas típicas durante o exame de necropsia. Mas deve ser feito o diagnóstico diferencial de outros processos patológicos que apresentam lesões macroscópicas semelhantes, principalmente localizadas em linfonodos e pulmões.
A tuberculose bovina é doença infectocontagiosa de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, da família Mycobacteriaceae. Acomete principalmente bovinos e bubalinos e pode afetar também suínos, equinos, aves, pequenos ruminantes, cães e gatos e humanos.
Quando o paciente com Tuberculose (TB) tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo, com o agente infeccioso da TB (Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch). Aí, uma pessoa com boa saúde que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão.
A maioria dos animais que morrem devido à tuberculose apresenta lesões generalizadas. Nestes casos, as lesões são mais freqüentes nos pulmões e linfonodos mediastinais seguido de lesões nos linfonodos mesentéricos e retrofarígeos, pleura, pericárdio e fígado.
A tuberculose bovina é doença infectocontagiosa de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, da família Mycobacteriaceae.
Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças. Podem ser encontradas também lesões no úbere das vacas. Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse, mas, muitas vezes, as alterações da tuberculose não são perceptíveis aos produtores.
Não há recomendação de tratamento para tuberculose em bovino. A maioria dos casos não responde ao tratamento e contribui para o surgimento de cepas resistentes, além da eliminação de medicamentos no leite. As formas de controle são:
Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse, mas, muitas vezes, as alterações da tuberculose não são perceptíveis aos produtores. No homem, a maioria dos casos ocorre em jovens e resulta da ingestão ou manipulação de leite contaminado.
Como saber se a caixinha do fone Bluetooth está carregada?
Como fazer um Pix para conta poupança?
Como os óleos essenciais agem no organismo?
Porque Cubatão foi considerada a cidade mais poluída do mundo?
O que são aglutininas quais tipos existem?
Quantos metros de vísceras tem um ser humano?
O que fazer no sabado a noite?
Como apagar para todos depois de ter apagado para mim?
Quais são os tipos de jogos educação física?
Como faço para cancelar um agendamento?
Como parar de ser picado por mosquitos?
Quais são as três espécies de improbidade administrativa de acordo com a Lei 8.429 92?
Como fazer a limpeza de um curativo?