A tuberculose bovina é uma doença causada por Mycobacterium bovis que afeta, principalmente, bovinos e búfalos. Ela se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças.
Sintomas
Tem transmissão predominantemente por via aérea. O contágio pode ser direto, através de finas gotículas de secreção oronasal contendo os bacilos da tuberculose que são eliminados pela pessoa contaminada durante a tosse, o espirro e a fala, ficam em suspensão no ar e são inaladas por pessoas suscetíveis à infecção.
Uma vez que é detectado um animal infectado, a solução é o abate sanitário ou sacrifício. Para erradicar, ou controlar a doença em sua propriedade, há uma única solução: testar todos os animais que entram em sua porteira.
O diagnóstico da tuberculose bovina pode ser sugerido com a detecção de lesões granulomatosas típicas durante o exame de necropsia. Mas deve ser feito o diagnóstico diferencial de outros processos patológicos que apresentam lesões macroscópicas semelhantes, principalmente localizadas em linfonodos e pulmões.
A tuberculose bovina é doença infectocontagiosa de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, da família Mycobacteriaceae. Acomete principalmente bovinos e bubalinos e pode afetar também suínos, equinos, aves, pequenos ruminantes, cães e gatos e humanos.
Quando o paciente com Tuberculose (TB) tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo, com o agente infeccioso da TB (Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch). Aí, uma pessoa com boa saúde que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão.
A maioria dos animais que morrem devido à tuberculose apresenta lesões generalizadas. Nestes casos, as lesões são mais freqüentes nos pulmões e linfonodos mediastinais seguido de lesões nos linfonodos mesentéricos e retrofarígeos, pleura, pericárdio e fígado.
A tuberculose bovina é doença infectocontagiosa de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, da família Mycobacteriaceae.
Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço e até nas carcaças. Podem ser encontradas também lesões no úbere das vacas. Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse, mas, muitas vezes, as alterações da tuberculose não são perceptíveis aos produtores.
Não há recomendação de tratamento para tuberculose em bovino. A maioria dos casos não responde ao tratamento e contribui para o surgimento de cepas resistentes, além da eliminação de medicamentos no leite. As formas de controle são:
Dependendo da fase da infecção, os animais podem exibir emagrecimento acentuado e tosse, mas, muitas vezes, as alterações da tuberculose não são perceptíveis aos produtores. No homem, a maioria dos casos ocorre em jovens e resulta da ingestão ou manipulação de leite contaminado.
Como faço para descobrir o meu tom de pele?
O que fazer para ter uma voz suave?
Qual a maneira de saber se um homem casado te ama?
Em que investir com 1.000 reais?
Quais são os tipos de memória que nós temos?
O que fazer quando se tem alergia a depilação?
Como conseguir conversar com o chefe?
Como saber se tenho córnea fina?
Como criar um clima romântico no quarto?
Como saber se um imóvel está regularizado na prefeitura RJ?
Como ir para o Marrocos da Espanha?
O que é uma plataforma digital?
Quais os sintomas de alergia a salmão?
É possível ter alergia a lubrificante?
O que fazer quando se tem alergia a lâmina?
Para que serve os pontos Cefalometricos?