A torção testicular é a torção de um testículo sobre o seu cordão espermático, bloqueando o aporte de sangue ao testículo. A torção testicular causa dor grave e súbita e, posteriormente, inchaço do testículo afetado.
Embora não seja possível prevenir a torção testicular, uma boa técnica cirúrgica pode impedir o testículo de se torcer novamente.
O que se deve fazer em caso de suspeita de torção do testículo é ir imediatamente ao pronto-socorro ou consultar um urologista, assim que surgem os primeiros sintomas como dor forte nos testículos, inchaço ou sensibilidade ao toque.
Se após a distorção o testículo ganhar viabilidade novamente (a coloração azul dá lugar a uma coloração rósea no testículo), deve-se fazer a fixação na bolsa testicular não apenas do testículo torcido, mas também do testículo normal. Desta forma evitam-se novas torções testiculares no futuro.
Uma dor súbita e de grande intensidade, associada a inchaço na bolsa escrotal, é a apresentação clínica mais comum da torção do testículo. Náusea e vômitos também são frequentes.
Quanto menor o tempo da torção, melhor o prognóstico para se manter o testículo viável no escroto. O exame físico deve ser sempre realizado, mostrando uma bolsa testicular endurecida, avermelhada, aumentada de volume e o testículo afetado em posição discretamente mais elevada.
Quais são os concursos para Perito Criminal autorizados?
Como funciona um condomínio de casas?
Como funciona o empréstimo da Caixa para construção?
Como funciona cemitério particular?
Qual é a diferença entre consciente e subconsciente?
Como é feito um coletor solar?
Quanto de internet gasta uma live?
Como ser contemplado no consórcio Multimarcas?
Como funcionam e para que servem os aceleradores de partículas?
Como fazer endosso de seguro de veiculo?
O que é engajamento no YouTube?
Como gerar engajamento no Instagram?
Como fazer o empréstimo PEAC maquininha?
Como funciona o conectivo lógico da disjunção inclusiva ou V )? Exemplo da tabela da verdade?