Em ordem, o que mais afeta negativamente a velocidade do envelhecimento cerebral é a esquizofrenia (aceleração de quatro anos, em média), o consumo abusivo de maconha (2,8 anos), o transtorno bipolar (1,6 ano), o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (1,4 ano) e o consumo abusivo de álcool (0,6 ano).
O envelhecimento cerebral acompanha-se de alterações mentais e neuropatológicas superponíveis às da demência de Alzheimer (DA), levando a problemas de diagnóstico diferencial. Ainda não existe um marcador biológico seguro de DA e os testes psicométricos podem dar resultados falso-positivos ou falso-negativos.
Fazer atividade física
Movimentar o corpo melhora a irrigação sanguínea e a oxigenação no cérebro, modula os níveis de neurotransmissores ligados ao humor e ao bem-estar, previne doenças cardiovasculares e ajuda a controlar o estresse, fatores considerados de risco para o surgimento de demências.
A atrofia cerebral pode ser proveniente de lesão do cérebro, causada por acidente vascular cerebral (AVC) ou de doenças neurológicas, como a paralisia cerebral, Alzheimer ou a doença de Huntington.
Alzheimer. Essa é a demência (nome dado a alterações cognitivas, comportamentais e de personalidade) que mais atinge indivíduos com menos de 60 anos de idade. Trata-se de uma doença neurodegenerativa caracterizada por afetar, inicialmente, a memória e as funções executivas.
23 curiosidades que você vai gostar
Sintomas gerais de demênciaPerda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ... Problemas em usar a linguagem.Mudanças na personalidade.Desorientação.Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.Comportamento perturbador ou inapropriado.
Enquanto a maioria acredita que esquecer nomes de conhecidos repetidamente pode ser um sinal de demência, poucos sabem que repetir as mesmas frase por várias vezes também pode ser um indício. Gaguejar ou pronunciar palavras de forma errada são outros sinais que merecem atenção.
Durante a maior parte da vida adulta, o funcionamento do cérebro é relativamente estável. Depois de uma determinada idade, que varia de acordo com a pessoa, o funcionamento do cérebro diminui. Algumas áreas do cérebro diminuem de tamanho em até 1% ao ano em algumas pessoas, mas sem qualquer perda da função.
A mielina é uma camada protetora de células nervosas e cerebrais que, quando destruída, torna as células mais vulneráveis a danos causados pelo sistema imunitário. Este dano no tecido cerebral pode resultar em lesões, mas também pode resultar em perda de tecido que pode contribuir para a atrofia cerebral.
Quem deve ser tratado como doutor?
Como conseguir livros de literatura de graça?
O que define a natureza da ação?
Quantas pessoas morreram em Pripyat?
Quais são os fatores que determinam a personalidade de uma pessoa?
Em que mês começa a primavera?
Quantas medalhas o Brasil já tem nas Paraolimpíadas?
Quais são as ciências mais antigas?
Qual a importância do desvio padrão na estatística?
O que deixa o aquariano louco?
O que representa um rendimento de escala para uma empresa?
Como viviam os habitantes de Palmares?
Quem são as pessoas do Poder Legislativo?