Leucoplasia é uma condição na qual manchas ou lesões espessas e brancas aparecem dentro na boca - geralmente na gengiva ou nas bochechas - e é causada pelo crescimento celular excessivo.
A leucoplasia é definida como uma placa branca não raspável, sendo considerada como uma lesão epitelial potencialmente maligna. Sua coloração branca é resultado de um espessamento da camada superficial de queratina, havendo uma predileção pelo sexo masculino acima dos 40 anos.
A leucoplasia pode ter o seguinte aspecto:
Leucoplasia e eritroplasia são lesões na mucosa da boca e faringe que podem parecer inofensivos de início, mas que, com o tempo, podem se tornar malignos. São as chamadas lesões cancerizáveis. Leucoplasia é uma mancha branca ou cinza. Eritroleucoplasia é uma mancha com áreas vermelhas e brancas.
Leucoplasia verrucosa proliferativa (LVP) é uma lesão multifocal e progressiva da mucosa oral, com etiologia desconhecida e comumente resistente a todas as tentativas terapêuticas, com recorrências frequentes.
Para a classificação dos casos em carcinoma in situ, foi necessário que toda a espessura do epitélio apresentasse as características celulares citadas anteriormente sem invasão do tecido conjuntivo subjacente.
Essencialmente, é uma mancha ou placa vermelha no tecido da cavidade bucal que não pode ser associada a nenhuma outra afecção da boca, como queimadura, abrasão ou trauma. Essa condição é uma lesão bucal menos comum e que tem maior chance de ser pré-cancerosa.
O tratamento também pode ser realizado por meio de medicamentos, como os retinoides, betacaroteno e bleomicina, e terapia fotodinâmica. Outras especialidades que podem estar envolvidas no tratamento da leucoplasia são a otorrinolaringologia e a dermatologia.
Os focos de leucoplasia estão localizados em um palato duro e, em parte, em áreas adjacentes do palato mole. Em casos raros, a porção marginal (marginal) da gengiva está envolvida no processo patológico. Membranas mucosas na área das áreas afetadas muitas vezes tornam-se dobradas e adquirem uma tonalidade branco-acinzentada.
Geralmente, a leucoplasia não é perigosa, mas, por vezes, pode ser grave. Apesar de a maioria das placas de leucoplasia ser benigna, uma pequena percentagem apresenta sinais precoces de cancro e muitos dos cancros da boca ocorrem perto das áreas de leucoplasia.
As leucoplasias são comumente homogêneas e a maioria é benigna. A leucoplasia não homogênea - lesão predominantemente branca ou branca e vermelha (eritroleucoplasia) com textura irregular que pode ser achatada, nodular, exofítica ou papilar/verrucosa - tem maior probabilidade de ser potencialmente maligna.
O que fazer para não ser mal interpretado?
Quantos dias de atestado por dor na coluna?
O que não se pode fazer no WhatsApp?
Como saber se eu estou obcecada por alguém?
Como trabalhar com floricultura?
O que fazer para não suar tanto na academia?
Quanto custa para abrir um buffet infantil?
Como conseguir a dispensa do Serviço Militar?
Como trabalhar com aluno que têm autismo?
Como uma criança pode ficar mais inteligente?
Como as mídias podem ajudar no processo educativo durante a pandemia?
Como ocorre o orvalho e neblina e a neve?
O que seria o processo de assoreamento?
Como se escreve Man woman Person no plural?
O que é infecção de sítio cirúrgico?