A principal causa de um colo do útero curto durante a gravidez é a insuficiência cervical (ou incompetência istmocervical). Durante a gravidez, o bebê cresce e se torna mais pesado, pressionando o colo do útero.
A médica informou que entre as principais causas do problema estão histórico de aborto, cirurgia no colo do útero e doenças que levam a alteração no tecido conjuntivo do colo, além de alterações e má formações no útero.
Todas as mulheres estão preparadas para dilatar. A única coisa que impede o colo do útero é um tumor grave. A “falta de dilatação” só acontece se a gestante não tiver apoio, estrutura de uma sala de parto, paciência e uma equipe médica disposta a esperar o tempo certo para o nascimento normal.
Resumindo, a incompetência istmo cervical acontece quando o colo do útero não suporta o peso do bebê e vai abrindo à medida que ele cresce. É uma condição que você só descobre quando fica grávida e, muitas vezes, após perder um bebê com a gestação mais avançada, geralmente após 20 semanas.
Colo curto
“É possível identificar que o colo é curto antes da gestação ou no começo dela. O repouso é indispensável e, em alguns casos, é necessário fazer a cerclagem uterina, que é uma amarração feita com fios bem fortes no colo do útero para impedir que a dilatação aconteça antes do tempo”, explica o especialista.
42 curiosidades que você vai gostar
O repouso absoluto é indicado quando há doenças ou condições fisiológicas que impedem a movimentação. Problemas associados à posição do feto ou a doenças crônicas exigem que a gestante fique somente sentada ou deitada. Há casos em que a mulher poderá se locomover apenas para o banho ou as necessidades fisiológicas.
No repouso absoluto, a gestante não pode sair da cama e deve ficar deitada preferencialmente do lado esquerdo, posição que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê. Algumas mulheres podem se levantar somente para tomar banho ou ir ao banheiro, mas outras não têm permissão nem para sentar.
Se foi precoce, as principais causas são as genéticas, as infecciosas ou as imunológicas. Já os mais tardios estão relacionados à dificuldade de expansão e de crescimento do útero, como as malformações uterinas e a a incapacidade de manter o colo do útero fechado para levar a gravidez até o fim.
O tratamento para um colo do útero curto inclui: Progesterona. A progesterona é um hormônio usado para prevenir contrações e sustentar uma gravidez até que ela atinja seu termo. As mulheres podem receber o hormônio por meio de uma injeção semanal ou como um medicamento vaginal diário, até cerca de 34 a 36 semanas.
Quais os tipos de variáveis em C?
O que fazer para afta parar de doer?
Como reclamar atraso de entrega dos Correios?
Qual a diferença entre agricultura Digital e agricultura de precisão?
Como fazer um resumo na terceira pessoa?
Como consultar contas atrasadas da EDP?
Quanto fica a parcela de um empréstimo de 30 mil?
Como funciona a escala de trabalho de 6 horas?
Quais são as ações consideradas ações de família?