O ocupante de cargo de confiança é representante do empregador no serviço. Ele tem poder diretivo, coordena atividades e fiscaliza a execução delas. Eventualmente, aplica medidas disciplinares, como advertência, suspensão e dispensa por justa causa, a depender do grau de autonomia que a empresa lhe confere.
O que caracteriza um cargo de confiança é a responsabilidade do profissional que irá assumi-lo, pois ele é escolhido pelo empregador para exercer função gestora dentro da empresa. Normalmente, são gerentes, diretores ou chefes de departamento.
O que são os cargos de confiança? Apesar da legislação trabalhista não contemplar especificamente uma definição para o cargo de confiança, o artigo 62 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que ele é concedido ao colaborador detentor de uma relevante função na empresa, geralmente denominados de gerentes.
O que determina se o empregado tem um cargo de confiança?Gratificação – acréscimo salarial não inferior a 40% do respectivo salário efetivo;Efetivo poder de gestão – por exemplo: contratar, demitir, dar ordens e punir empregados;Autonomia para tomada de decisão (compras, descontos e rescisões).
Veja quais são os direitos trabalhistas para quem ocupa cargo de confiança nas empresasHora extra.Registro em carteira.Domingos e feriados.Bancários.Perda do cargo.Transferência.
15 curiosidades que você vai gostar
Conforme o artigo 62, parágrafo único, da CLT, o empregado que possui cargo de confiança terá um salário, no mínimo, 40% acima do salário pago aos empregados que lhe são imediatamente subordinados.
Isso porque, quem exerce cargo de confiança desfruta de liberdade de horário de trabalho e não recebe horas extras, porque o salário maior já cobre eventual remuneração de horas extras prestadas, bem como a maior responsabilidade pelo cargo exercido”.
Não há controle de jornada, pois se espera dele é comprometimento com os resultados e para isso é incompatível a determinação de horário de trabalho. Por isso, apesar de não pagar horas extras, não se podem também descontar faltas e atrasos.
O exercício da função de confiança, de acordo com a Lei e a doutrina, exige a conjugação do elemento subjetivo (poder de mando, controle, direção, gestão) e do objetivo (padrão salarial diferenciado ou gratificação de função, se houver, de no mínimo 40% do salário do cargo efetivo), conforme Art. 62, II, da CLT.
Como fazer pintura craquelada em metal?
Qual é o padrão de caixa de esgoto Sabesp?
Como é 1982 em números romanos?
Quais são as etapas da gestação humana?
São recursos previstos no Código de Processo Civil de 2015?
Qual a inserção do músculo vasto lateral?
Como é feito o descarte de resíduos perigosos?
O que quer dizer em uma união civil?
Quantos tiros Tem uma pistola Beretta?
São informações que devem ser lançadas no Livro Diário?
São exemplos de direitos difusos?
O que acontece quando o olho dilata?
Que tipo de trabalhadores a NR 32 protege?
Como anular nota de empenho no Siafi?
Quem foi o autor do livro de Eclesiastes?
Quanto tempo demora para sumir uma alergia de pele?