Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
O diagnóstico confirmatório da doença falciforme é realizado pela detecção da HbS e da sua associação com outras frações, assim, a técnica mais eficaz é a eletroforese de hemoglobina em acetato de celulose ou em agarose, com pH variando de 8 a 9.
A anemia falciforme é caracterizada pela presença de uma hemoglobina anômala (diferente) chamada de S. A doença falciforme é produto da união de dois genes S vindos um do pai e outro da mãe (SS). Pessoas que têm apenas um gene S e outro normal A são AS, ou seja, têm o traço falciforme e não apresentam sintomas.
A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA).
Congênita, a doença piora continuamente ao longo do tempo, reduzindo a expectativa de vida do paciente para uma média de 40 anos.
41 curiosidades que você vai gostar
Hemácia falciforme
A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.
A doença falciforme pode levar a uma redução importante da qualidade de vida, com internações frequentes, dores de difícil controle, alteração da função dos rins, pulmão e olhos, infecções de repetição, problemas neurológicos, sobrecarga de ferro nos órgãos e uma sobrevida reduzida em comparação à população sem a ...
O tratamento para anemia falciforme é feito com o uso de medicamentos e em alguns casos pode ser necessária a transfusão sanguínea. Os medicamentos utilizados são principalmente Penicilina nas crianças desde os 2 meses até aos 5 anos de idade, para evitar o aparecimento de complicações como a pneumonia, por exemplo.
Alguns alimentos que devem ser consumidos de forma moderada são: carne vermelha, fígado, coração, peixes, gema de ovo, quinoa, aveia, cevada, leguminosas, frutas secas (figo, uva passa, pêssego, damasco) e ostras. Vale destacar que alguns alimentos ricos em ferro também são fontes de ácido fólico.
Como tirar voz robótica Discord?
Como colocar o cadarço do tênis Nike Air?
Como puxar tinta da impressora Epson l365?
O que usar para passar base no rosto?
Como tirar tinta do cabelo com bicarbonato e vinagre?
Como botar uma etiqueta no lobo no Minecraft?
Como se chama uma pessoa que compra compulsivamente?
Como unir duas variáveis no SPSS?
Como desativar tela de Boas-vindas do Corel 2020?
O que significa Insp painel Celta?
Como levantar a tampa do notebook Positivo?
Como limpar os cookies do Youtube?
Como faço pra tirar o som de um vídeo?
Como preservar vasos de barro?
O que é o ponto estequiométrico?
Quais os tipos de tecido conjuntivo e suas funções?
Como conectar impressora HP Laserjet M1132 MFP?