Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
O diagnóstico confirmatório da doença falciforme é realizado pela detecção da HbS e da sua associação com outras frações, assim, a técnica mais eficaz é a eletroforese de hemoglobina em acetato de celulose ou em agarose, com pH variando de 8 a 9.
A anemia falciforme é caracterizada pela presença de uma hemoglobina anômala (diferente) chamada de S. A doença falciforme é produto da união de dois genes S vindos um do pai e outro da mãe (SS). Pessoas que têm apenas um gene S e outro normal A são AS, ou seja, têm o traço falciforme e não apresentam sintomas.
A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA).
Congênita, a doença piora continuamente ao longo do tempo, reduzindo a expectativa de vida do paciente para uma média de 40 anos.
41 curiosidades que você vai gostar
Hemácia falciforme
A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.
A doença falciforme pode levar a uma redução importante da qualidade de vida, com internações frequentes, dores de difícil controle, alteração da função dos rins, pulmão e olhos, infecções de repetição, problemas neurológicos, sobrecarga de ferro nos órgãos e uma sobrevida reduzida em comparação à população sem a ...
O tratamento para anemia falciforme é feito com o uso de medicamentos e em alguns casos pode ser necessária a transfusão sanguínea. Os medicamentos utilizados são principalmente Penicilina nas crianças desde os 2 meses até aos 5 anos de idade, para evitar o aparecimento de complicações como a pneumonia, por exemplo.
Alguns alimentos que devem ser consumidos de forma moderada são: carne vermelha, fígado, coração, peixes, gema de ovo, quinoa, aveia, cevada, leguminosas, frutas secas (figo, uva passa, pêssego, damasco) e ostras. Vale destacar que alguns alimentos ricos em ferro também são fontes de ácido fólico.
Como deixar alguem com tesao por mensagens?
Como se livrar do vício do WhatsApp?
Como conseguir um laudo oftalmologico?
Como entender o novo número da conta Caixa?
Qual recurso contra decisão que não homologa acordo trabalhista?
Quem foi Muriel na Bíblia Sagrada?
Como saber se a minha placa mãe e atx?
O que não pode ser feito em primeiros socorros?
Quando pedir liberdade provisória ou revogação da preventiva?
Qual a polícia mais honesta do Brasil?