O que caracteriza a anemia falciforme?

Pergunta de Filipe Artur Leal em 27-05-2022
(32 votos)

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

Como identificar anemia falciforme no hemograma?

O diagnóstico confirmatório da doença falciforme é realizado pela detecção da HbS e da sua associação com outras frações, assim, a técnica mais eficaz é a eletroforese de hemoglobina em acetato de celulose ou em agarose, com pH variando de 8 a 9.


Quais as características genéticas da anemia falciforme?

A anemia falciforme é caracterizada pela presença de uma hemoglobina anômala (diferente) chamada de S. A doença falciforme é produto da união de dois genes S vindos um do pai e outro da mãe (SS). Pessoas que têm apenas um gene S e outro normal A são AS, ou seja, têm o traço falciforme e não apresentam sintomas.

Quais são as causas da anemia falciforme?

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA).

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Congênita, a doença piora continuamente ao longo do tempo, reduzindo a expectativa de vida do paciente para uma média de 40 anos.

Anemia falciforme | Guilherme Fonseca


41 curiosidades que você vai gostar

Quem tem anemia falciforme morre cedo?

Hemácia falciforme

A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Quais são os riscos da anemia falciforme?

A doença falciforme pode levar a uma redução importante da qualidade de vida, com internações frequentes, dores de difícil controle, alteração da função dos rins, pulmão e olhos, infecções de repetição, problemas neurológicos, sobrecarga de ferro nos órgãos e uma sobrevida reduzida em comparação à população sem a ...

Como cuidar de um paciente com anemia falciforme?

O tratamento para anemia falciforme é feito com o uso de medicamentos e em alguns casos pode ser necessária a transfusão sanguínea. Os medicamentos utilizados são principalmente Penicilina nas crianças desde os 2 meses até aos 5 anos de idade, para evitar o aparecimento de complicações como a pneumonia, por exemplo.

Quem tem anemia falciforme o que pode comer?

Alguns alimentos que devem ser consumidos de forma moderada são: carne vermelha, fígado, coração, peixes, gema de ovo, quinoa, aveia, cevada, leguminosas, frutas secas (figo, uva passa, pêssego, damasco) e ostras. Vale destacar que alguns alimentos ricos em ferro também são fontes de ácido fólico.



Outras questões

Qual a origem do termo âncora de carreira?

Qual a diferença entre ervilha e vagem?

Qual o nome de todos os Androids?

Qual a função dos filhos de Corá?

Quais são as principais características das danças populares brasileiras?

O que significa aflição na Bíblia?

Quanto tempo Maria ficou com Isabel?

O que é a estrutura de um poema?

Como criar um texto de humor?

Como iniciar uma redação?

Até quando é preciso passar as roupas do bebê?

Quais são os tempos de um motor?

Quanto custa 3 telas na Netflix 2022?

O que é mais saudável óleo ou banha de porco?

O que os Ex-presidentes do Brasil tem direito?

Quando cabe incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

Quantas horas trabalha um juiz leigo?

Quais das linguagens é considerada a mais antiga?

Quantos minutos dura um temporal?

Quais os tipos de agulhas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com