Ela pode ser desencadeada pelo excesso de colesterol na corrente sanguínea, o que ocasiona uma reação inflamatória no endotélio, uma capa celular que reveste as paredes internas das artérias. É nesses pontos que começam a nascer os ateromas, as tais placas.
Introdução: As placas de ateroma são formadas a partir de injurias sofridas pelas células endoteliais. Deposição de sais de cálcio sobre as placas de aterosclerose induzem a calcificação das mesmas transformando-as em ateromas que promovem a obliteração da luz dos vasos, dentre eles, a artéria carótida.
A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.
Portanto, a placa de ateroma é formada por depósitos de gordura, principalmente de colesterol, na camada íntima da artéria e que tem sua formação iniciada por injúrias no endotélio decorrentes dos fatores de risco aos quais o indivíduo está exposto.
Além disso, a resposta inflamatória também pode ser induzida pelo estresse oxidativo, especialmente pela oxidação do LDL, processo denominado de peroxidação lipídica ou lipoperoxidação. A formação de ateromas resulta, consequentemente, em uma lesão endotelial.
A resposta inflamatória no início da doença aterosclerótica é precedida por alterações funcionais nas células endoteliais, linfócitos T, macrófagos e células do músculo liso. Deseja entender menlhor a inflamação? Então Leia licando aqui Estas células, quando ativadas, proporcionam, principalmente, um acúmulo de lipídeos.
Devido às diferenças na dinâmica do fluxo sanguíneo, existem locais preferidos de formação de lesões nas artérias. As estrias gordurosas não são clinicamente significativas, mas são precursoras de lesões mais avançadas caracterizadas pelo acúmulo de restos necróticos ricos em lipídios e células musculares lisas (SMC).
Elas formam depósitos irregulares (ateromas, também chamados de placas) com uma cobertura fibrosa no revestimento da parede da artéria. Com o passar do tempo, há o acúmulo de cálcio nas placas. As placas podem se espalhar por todas as artérias médias e grandes, mas elas geralmente começam onde as artérias se ramificam.
Quanto vale o dinheiro do Harry Potter?
Como passar um E-book para o Kindle?
Como transferir desenho para caneca de porcelana?
Como funciona o estágio pelo Nube?
Precisa parar de tomar anticoncepcional para colocar DIU?
Como transferir fotos do celular pro notebook?
Como usar o comando IF no JavaScript?
Como fica o nome Maria em francês?
Que significado tem o nome Ana?
Como é que se escreve Margarida?
O que significa os no final do ano?
Como é que se fala bruxa em inglês?