Azul: Indica ações obrigatórias e informações. Avisos contra uso e movimentação de equipamentos. Branco: Faixas de localização, direção, circulação. Preto: Canalizações de inflamáveis, combustíveis de alta viscosidade.
26.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra ...
As cores e suas principais utilizações:
Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes, o que não dispensa a utilização de outras formas de prevenção de acidentes.
NR-26: o uso das cores para sinalizar
Grupo 1 - (verde) = refere-se aos riscos físicos, os ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade. Grupo 2 - (vermelho) = os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos.
A NR determina que as cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações e empregadas para a condução de líquido e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais. ...
A NR 28 estabelece as medidas a serem adotadas pela fiscalização do trabalho, assim como a aplicação de penalidade de multas. A visita do agente fiscal do trabalho definirá se a empresa está de acordo com as normas de segurança e medicina do trabalho propostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A NR 26 determina que produtos químicos devem ser identificados como perigosos à segurança ou saúde dos profissionais. Estes riscos podem vir das características físico-químicas ou toxicológicas dos produtos.
As empresas precisam conhecer e aplicar as leis relativas à segurança e medicina do trabalho, entre as quais a Norma Reguladora NR-26, que trata da sinalização de segurança. Por isso, as rotinas de trabalho não devem oferecer riscos à saúde humana, ao patrimônio público ou privado e ao meio ambiente.
A NR-26 também orienta que o uso de cores nas áreas de trabalho deve ser o mais reduzido possível, a fim de não distrair ou fatigar o trabalhador, além de enfatizar que este recurso não dispensa o uso de outras formas de alerta para a prevenção dos acidentes.
No entanto, as cores que devem ser usadas para cada situação não estão citadas nesta norma regulamentadora, que coloca apenas que elas seguirão o "disposto em normas técnicas oficiais". Sendo assim, as empresas devem adotar as normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. O uso de cores deve ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.
A NR 26 tem como objetivo estabelecer padrões quanto à utilização de cores para sinalização de segurança no local de trabalho, com a finalidade de: - Identificar e advertir acerca dos riscos existentes.
Como os pais devem ajudar nas tarefas escolares?
Tem como levar calopsita no avião?
Porque os muçulmanos ocuparam a Península Ibérica?
Como os animais respiram debaixo da água?
Como é comemorado o Dia dos Mortos no México?
Como fazer limpeza da impressora Brother?
Como ver o nome do proprietário de um veículo?
Como desejar parabéns simples?
Como saber minha dívida no Bacen?
Como os povos indígenas superaram as dificuldades de viver na Cordilheira dos Andes?
Quando vc vomita sangue o que pode ser?
Como se construíram as pirâmides do Egito?
O que aconteceu com a chegada dos portugueses?
Como saber se a um ninho de baratas em casa?
Como são divididos os passivos ambientais?