Os povos andinos superaram as dificuldades de viver na Cordilheira dos Andes pois eram um povo adaptado geneticamente para um grande consumo de amido, encontrado principalmente na batata e no milho, produtos oriundos da América do Sul, se comparados a outras civilizações.
Os habitantes ancestrais da região da cordilheira dos Andes, cadeia montanhosa com altitude média de 4 mil metros, evoluíram de uma maneira diferente dos demais humanos do globo. Foi por isso que eles conseguiram se adaptar à vida nas montanhas e desenvolver uma agricultura peculiar – rica em amido.
Esses povos são o chimú, aimara, atacama, diaguita e araucano, entre outros.
A Cordilheira dos Andes foi formada no período terciário, cerca de 65 milhões de anos atrás, através do contato das placas tectônicas Sul-americana e do Pacífico.
Tanto o homem como os animais tiveram que vencer muitos obstáculos para viver nos Andes, o principal deles é a escassez do oxigênio.
São eles: Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Chile e Venezuela. Em conjunto esses países ocupam aproximadamente 5,4 milhões de quilômetros quadrados.
A origem da Cordilheira dos Andes se deu através do movimento de placas tectônicas, esse tipo de evento acontece desde o Período Mesozoico. Ela se formou por meio do movimento de sugação que a placa de Nazca realizou sob a placa Sul-americana.
O ponto mais elevado da Cordilheira dos Andes é chamado de Monte Aconcágua, o qual é considerado como a montanha mais alta do mundo fora do território asiático, contando com cerca de 6.962 metros de altitude, localizado na Argentina.
As civilizações andinas compunham um mosaico de diferentes culturas independentes que se desenvolveram no entorno da Cordilheira dos Andes, da Colômbia ao deserto de Atacama, na América do Sul. Elas baseiam-se principalmente nas culturas do Peru Antigo e algumas outras, como Tiahuanaco.
A Cordilheira dos Andes é classificada como a maior cordilheira do mundo, no quesito comprimento. Ela possui 8.000 km de extensão e varia em cerca de 2 km de largura, com uma média de 4.000 metros de altitude. A Cordilheira do Andes é uma imensa cadeia acidentada gerada por um composto sucessivo de montanhas.