1) “O bem é aquilo a que todas as coisas tendem” (Aristóteles, 1973, p. 249). ... Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.
Aristóteles ensina que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem e que o bem propriamente humano é o fim. Os fins que vão além das ações são desejados de per si, enquanto que os que estão na própria ação são desejados em razão dos outros que lhe são superiores.
Os relativos são aqueles necessários para a vida cotidiana (bens materiais, prazeres vitais etc). Estes mudam constantemente, pois sempre desejam outros e maiores. Já os bens intrínsecos não visam outros porque eles são autossuficientes, ou seja, os bens intrínsecos são bens supremos (NODARI, 1997, p. 390).
Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.
O bem (do termo latino bene) é a qualidade de excelência ética atribuída a ações que estejam relacionadas a sentimentos de aprovação e dever.
39 curiosidades que você vai gostar
Para Sócrates, o homem, por natureza, procura sempre o bem, mas nem sempre pratica o bem. Todavia, quando pratica o mal, não o faz porque se trate do mal, mas porque espera daí receber algum bem, ainda que esse bem seja em função de um interesse particular.
Fazer o bem deve sempre estar desassociado da vaidade e isso pode ser trabalhado dentro de nós ao longo da vida. Há quem de forma inteligente perceba o quanto se colocar a serviço do bem é necessário para se obter um retorno positivo para si mesmo então, cognitivamente acabam por fixar essa atitude no inconsciente."
O pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudemonia) só pode ser alcançada por meio de uma “excelência da alma”. A virtude/excelência pode ser intelectual, adquirida a partir da natureza e aperfeiçoada pelo ensino, e moral, adquirida por hábito.
Diz Aristóteles que, a felicidade é o fim que natureza humana visa. E, a felicidade é uma atividade, pois não está acessível àqueles que passam sua vida adormecidos. Ela não é uma disposição. ... Por isso, conclui o filósofo que; a boa atividade na virtude torna–se felicidade.
Qual o gerador mais econômico?
Quais as 5 profissões mais bem pagas no Brasil?
O que o Boruto tem no olho direito?
Quais são os nomes dos sete oceanos?
Como fazer um slide pelo Google?
Quais são as plantas polinizadoras?
Quanto tempo demora para sildenafila fazer efeito?
O que é o princípio da efetividade na execução?
Quanto custa pra colocar um dente da frente?
Quanto custa para fazer uma palestra?
Como saber se a arritmia é benigna?
O que acontece se recusar uma encomenda dos correios?
Porque tirar o glúten e a lactose da dieta?