O que Aristóteles pensava sobre a paixão?

Pergunta de Joana Guerreiro de Campos em 01-06-2022
(72 votos)


O que Aristóteles pensava sobre a paixão?

Significa o estado “passivo” do sujeito em geral (e do humano, em particular), contraposto aos fenômenos de “atividade”. Daí que em Aristóteles que a paixão seja uma categoria oposta à ação, e na filosofia escolástica signifique a passividade, o ato de sofrer.

Quando Aristóteles fala em aquelas paixões a que esta se referindo que paixões são essas *?

Quando se trata de paixões violentas, Aristóteles afirma que “[...] as paixões irracionais não são consideradas menos humanas do que a razão; por conseguinte, também as ações que procedem da cólera ou do apetite são ações do homem.

O que são as paixões na filosofia?

Na filosofia houveram tentativas, apesar de seu instrumento, a razão, não ser muito apropriado. Condillac definia a paixão como “um desejo que não permite ter outros, ou que, pelo menos, é o mais dominante”. ... Por isso, a paixão exclui o domínio de si mesmo e, de certa forma, escapa da razão.



O que o filósofo Aristóteles defendia?

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel. ... Idéia que segundo ele é inata e todos tem a mesma fonte do que seria a justiça.

O que são as paixões humanas?

2 - Sentimento, gosto ou amor intensos a ponto de sufocar a razão; 3 - Emoção intensa, quase patológica; 4 - No Kantismo, inclinação emocional violenta, capaz de dominar completamente a conduta humana e afastá-la da desejável capacidade de autonomia e escolha racional.

Qual a alma que está ligada às paixões segundo Platão?

O virtuosismo platônico tem relação direta com o domínio das tendências irascíveis (ira, raiva) e concupiscíveis ou apetitivas humanas (inclinação a gozar os bens materiais; apetite sexual; sensualidade - alma apetitiva), tudo com vistas à supremacia da alma logística.



Quais são as paixões?

Vejamos as 14 paixões apresentadas na Retórica. São elas: ira, calma, amizade (amor), inimizade (ódio), temor (medo), confiança, amabilidade (favor), vergonha, desvergonha (impudência), piedade (compaixão), indignação, inveja, emulação e indelicadeza (desprezo).

Quem foi o mentor de Aristóteles?

Muito pouco se sabe sobre a sua juventude, com exceção do fato de ter ido viver em Atenas, o que possibilitou que conhecesse o pensador que se tornaria seu mestre: Platão. Aristóteles estudou na academia de Platão durante muitos anos até se tornar professor da instituição.



Outras questões

Quantas gotas de dipirona pode dar para um gato?

Quanto tempo posso ficar na Espanha sem visto?

Como saber se sou filha de Nanã?

Quem ganha Goku ou Saitama?

Quando foi fundado o primeiro Gabinete de Leitura no Brasil?

Precisa de licença para vender churrasquinho na rua?

Quem pode conceder isenção?

Como dar o boot pelo prompt?

Como tratar o CPK alto?

Como funciona um sistema trifásico?

Quantas pontes de safena pode ser feita?

Onde achar resenhas de livros?

O que um profissional CEA pode fazer?

O que representa a letra N na matemática?

O que mais vende no Instagram 2021?

O que seria a teoria da endorfina?

Quantos quilos de Erva-mate?

Qual a capacidade física envolvida na corrida?

Como falar meu nome em alemão?

Quanto tempo dura a nicotina no sangue?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com