O meio mais utilizado para a esterilização é a autoclave, pois é altamente efetivo e barato. Encontra-se no mercado nacional organizadores de limas endodônticas Endo-File para autoclavagem que visam agilidade do processo de instrumentação, fácil manutenção e prevenção de contaminação cruzada.
Já para as limas endodônticas existe a opção de utilizar uma caixa metálica com furos, comumente chamada de “endobox”, onde as limas podem ser organizadas, além disso, isso facilitará os atendimentos nas clínicas e durante o processo de esterilização.
Mochilas, malas, maletas multiuso, deverao ficar no armário do lado de fora, portanto não devem ser muito grandes. SUGESTÕES Sugiro que façam um check list um dia antes de cada laboratório para que não falte nada. Na caixa endodôntica deve estar APENAS o mterial endodôntico e não todo o seu material.
Atualmente, a maioria das embalagens são compostas de filme plástico (para facilitar a visualização do instrumental) e papel grau cirúrgico (para que o vapor entre no envelope, esterilize os instrumentais e depois, na etapa de secagem, as fibras do papel se fechem e preservem a esterilização por mais tempo).
4.1.2 Lima Flexo-File Apresentam poder de corte maior do que as Limas Tipo K, uma vez que possuem ângulo de corte das espiras mais agudos. Convém ressaltar, que o ângulo de corte da espira é o ângulo do vértice da secção transversal da haste.
As limas endodônticas são de natureza metálica e variam conforme suas funções. Também podem ter numerações, cores, larguras, formas e séries diferentes. Limas endodônticas podem parecer uma faquinha de limpeza, e são usadas pelo endodontista ou pelo dentista clínico no tratamento de canal.
Para ser esterilizado em autoclave, o material rigorosamente limpo e seco deve ser acondicionado em pacotes, os quais devem ser feitos com materiais que permitam a passagem do vapor, o mais recomendado é o papel grau cirúrgico. Antes de ser esterilizado, o material deverá ser embalado e identificado.
Métodos de limpeza: As limas foram seguras manualmente pelo cabo e giradas no sentido anti-horário contra uma gaze embebida em álcool 70%, por no mínimo 4 vezes ou até que não se detectasse a presença de detritos a olho nu (FIGURA 3A).
Embalar em papel apropriado Além disso, também é necessário embalar cada peça em papel grau cirúrgico para que elas possam passar pela esterilização na autoclave, método mais indicado para este tipo de material. Primeiramente, você deve armazenar cada instrumento em pacotes próprios e com passagem de vapor.
Como ler um livro no app cabeceira?
Como os bandeirantes eram conhecidos?
Quantos caju posso comer por dia?
Como se comporta uma pessoa com transtorno dissociativo de identidade?
O que significa dizer que a sociedade feudal era uma sociedade?
Como se tornar uma escritora infantil?
Como puxar meu comprovante de residência?
Como é que se escreve coração em inglês?
Como deixar de ser uma pessoa individualista?
Qual a classificação da palavra águia?
Como descobrir a chave de acesso de uma nota fiscal eletrônica?
Como começar a escrever um blog?