No Brasil,os anos de 60 e 70 foram reconhecidos como anos de mudanças, as quais promoveram transformações na estrutura da produção e da sociedade, nos comportamentos políticos e nas manifestações culturais.
12 de Abril de 1961: Cosmonauta russo Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem a ir ao espaço. 25 de Agosto de 1961: Renúncia de Jânio Quadros. Crise política no Brasil, Ranieri Mazzilli assume interinamente. 5 de Agosto de 1962: Aos 36 anos, Marilyn Monroe é encontrada morta dentro de sua casa em Los Angeles.
Os principais acontecimentos da década de 1970 nas áreas da música, política, guerras, cultura, ciências e tecnologia. - Em 1972, são realizados os Jogos Olímpicos de Munique (República Federal da Alemanha). ... - Abril de 1975 - começa a Guerra Civil no Líbano. - Em 27 de abril de 1979, começa a Guerra do Afeganistão.
Os anos 60 no Brasil foram feitos de revoluções e deixaram muitas lições para a história. Foi nessa década que a ditadura militar foi instaurada, especificamente no ano de 1964. Foi uma década marcada pela repressão, censura e violência. Uma época que, no âmbito político, foi muito marcada por falta de democracia.
Já no Brasil, os anos 60 foram marcados ainda pelo inicio da Ditadura Militar, que teve início em 1 de abril de 1964. Ainda no país, em 1967, surgiu o tropicalismo – movimento que trouxe inovação à sociedade brasileira ao misturar diversas vertentes culturais.
24 curiosidades que você vai gostar
Com muita criatividade e ousadia, a moda dos anos 60 foi repleta de estilo e personalidade, com roupas desenvolvidas por estilistas altamente renomados como André Courrèges e Mary Quant, que traziam linhas regulares, tamanhos de saias e vestidos minis, formas geométricas e o famoso tecido metalizado.
História do Brasil. Os festivais dos anos 60 protestavam contra o Governo Militar. ... Na música, surgiram canções de conteúdo político e social, que chegavam a uma grande parcela da população devida principalmente à participação desses músicos e canções nos festivais realizados pelas emissoras de televisão.
A década de 1960 caracterizou-se pelo fortalecimento dos movimentos de esquerda nos países do Ocidente, tanto no plano político, quanto no ideológico. Nessa altura há um desdobramento de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados durante os anos 50.
O primeiro, identificado durante as décadas de 1960 e 1970, revela a elevada expansão da renda nacional per capita combinada com a forte expansão da desigualdade de renda pessoa, enquanto o segundo padrão, ocorrido entre os anos de 1981 e 2003, caracterizou-se pela estagnação da renda nacional per capita e a contenção ...
Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas ideias de liberdade “On the Road” (título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957) da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente.
Uma desregulamentação do sistema monetário internacional e dois choques petrolíferos (em 1973 e 1979) estiveram na origem de uma crise económica que, no início dos anos 70, travou o ritmo de crescimento nos países industrializados. Entre 1979 e 1980, ocorre uma nova crise petrolífera. ...
O hip hop rapidamente se espalhou pelo mundo e, ao longo dos anos, foi incorporando elementos que o representasse: o DJ, o rap, o grafitte e o street dance. O funk também entra nessa guinada. O movimento hippie também teve sua força nos anos 1970.
Maiôs, pantalonas, calças boca de sino, cintura alta, estampas multicoloridas e acessórios exóticos são tópicos fundamentais para começarmos a falar da moda anos 70. ... Logo, as calças boca de sino, estampas, batas, cabelos longos e barba fizeram parte do estilo visto nas ruas na década de 1970.
As melhores músicas do mundo! (anos 60)Ray Charles – “Hit the road Jack!” ( ... Peter, Paul & Mary – “If I Had A Hammer” (1962)The Trashmen – “Surfin Bird” (1963)The Ronettes – “Be My Baby” (1963)Sam Cooke – “A Change Is Gonna Come” (1964)The Kinks – “You Really Got Me” (1964)Bob Dylan – “Like a Rolling Stone” (1965)
No âmbito musical, os anos 60 foram marcados pelo rock e pela black music que teve sua origem nos EUA em meio ao surgimento do movimento negro e da ascensão de Martin Luther King como um dos líderes desse movimento.
A primeira foi de legalização do regime autoritário, por meio de decretos-lei e de uma nova constituição. A segunda, de recrudescimento da repressão e da violência estatal contra os opositores da ditadura. E a terceira, de reabertura política, com a Lei da Anistia e o movimento pelas eleições diretas para presidente.
Abolição da escravatura, êxodo rural e evolução dos meios de transporte são apenas alguns exemplos de acontecimentos que transformaram a sociedade. Por isso, são ocorrências de mudanças sociais. ... A mudança social não é provisória, é constante e afeta o desenvolvimento da sociedade.
Os movimentos sociais da época eram então compreendidos como o proletariado contra a burguesia. Porém, após a segunda metade do século XX, os ditos "novos movimentos sociais" passaram a surgir para reivindicar modelos diferentes de mudanças sociais.
Os dados apontam para avanços importantes no emprego, na educação e na saúde pública, e indicam mudanças de comportamento: as mulheres tiveram conquistas salariais, os casais estão se casando menos e mais brasileiros estão voltando para casa, após passar um período morando exterior.
A cultura hippie foi a principal influência internacional do movimento, no que se refere a estética. Roupas coloridas com panos vindos do oriente e cabelos longos também marcaram a moda no Brasil dessa época.
A década de 60 é considerada um período de ebulição na música brasileira. É quando passam a coexistir o samba, o jazz, a bossa nova, o sertanejo de raiz, a moda de viola, o baião nordestino, o rock e outros. Esse período é considerado um marco para o cenário da música nacional.
Esses festivais consolidaram a música popular brasileira, além de revelar e consolidar grandes compositores e intérpretes da música brasileira (Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Geraldo Vandré, Nara Leão, Edu Lobo, Jair Rodrigues, Tom Jobim, Oswaldo Montenegro, Jessé , Guilherme ...
Os Festivais da Canção, que tiveram seu auge no fim dos anos 60, foram eventos musicais que possuíam um apelo similar a uma final de Copa do Mundo dos dias de hoje, tamanha a mobilização da população que, literalmente, vestia a camisa de seu cantor e/ou música preferida, comportando-se como um verdadeiro torcedor.
Estampas – padronagens de poá, listras, psicodélicas, geométricas, florais e tye dye marcaram os anos 60. Biquínis – os anos 60 popularizaram os trajes de banho, especialmente hot pants e com top tomara que caia. Franjas – no melhor estilo hippie, as franjas marcaram a moda em roupas e acessórios.
A moda que identifica os anos 60:Mini-saia;Calças de cintura baixa;Boca de sino;Cores vivas, estampas florais e op-art;Tecidos acetinados, inclusive para os homens;Cabelos longos e lisos com franja ou embaraçados com muito volume;Cabelos com franjas para os homens;Terninho Beatles;
O que significa a palavra prenderam?
Significado de cadeira cativa?
Porque não se pode assoprar vela?
índice que relaciona o ativo circulante com o passivo circulante?
O que significa negar seguimento ao recurso de Revista?
Palavras que rimam com pesada?
Qual o valor para renovar o passaporte português?
Como saber se estou com alergia do colchão?
Como ser o melhor Clash Royale?
Quanto dura cada round de taekwondo?