Túpac Amaru II foi preso e julgado pelas autoridades metropolitanas. Servindo de exemplo para as demais populações indígenas, Tupac teve a língua cortada e teve seu corpo arrastado por uma tropa de cavalos. Depois do episódio, outras lutas sangrentas resultaram na execução de 80 mil rebeldes.
Campos Resende relataram em seu livro “A rebelião de Tupac Amaru – resistência no Peru do século XVIII” como foi a execução do líder indígena. No livro, podemos ler o modo cruel como Tupac Amaru II foi morto: “(...) Ataram-lhe às mãos e pés quatro cordas e prenderam-nos ao dorso de quatro cavalos (...).
Tanto que o visitador, movido de compaixão, para que não padecesse mais aquele infeliz, despachou uma ordem mandando que o carrasco cortasse sua cabeça, como se executou (...) Desse modo, acabaram José Gabriel Tupac Amaru e Micaela Bastidas.
Tendo seu corpo colocado ao pé da forca, os dois restantes, Curi Paucar e um índio chamado Huanca, foram pendurados ainda vivos. Já o julgamento de Tupac Amaru começou dois dias depois. Foi condenado a decapitação pelo assassinato de sacerdotes em Urcos, dos quais provavelmente era inocente.
A Revolta e seus detalhes Estes índios eram habitantes dos Andes e tentaram resistir por 40 anos ao invasor espanhol, porém em 1781, seu último chefe (Túpac Amaru I) foi capturado e executado pelo vice-rei do Peru, Francisco de Toledo. Após isso, foram submetidos à servidão ou semi-escravidão.
Túpac Amaru II (Surimana-Canas, região de Cusco, Vice-reino do Peru, 19 de março de 1738 - Cusco, ), nascido José Gabriel Condorcanqui Noguera, foi um líder mestiço peruano de origem nobre.
Tupac Amaru II conseguiu consolidar a sua autoridade, armar numerosos exércitos e atrair para a sua causa povos autóctones, Mestiços, Crioulos, pobres e os pequenos mesteirais. Chegou a controlar um amplo território do vice-reino do Peru, mas não conseguiu conquistar a capital inca, Cuzco.
Os homens de Tupac Amaru II foram derrotados em 6 de abril de 1781. O líder foi traído pelo criollo Francisco Santa Cruz, que informou seu paradeiro e da família. Assim, no dia 18 de maio daquele nano, o líder assistiu à execução de sua família e, em seguida, foi assassinado.
Foi condenado pelo assassinato dos sacerdotes em Vilcabamba e sentenciado à morte por decapitação. Numerosos clérigos, convencidos da inocência de Túpac Amaru, suplicaram de joelhos ao vice-rei que o Inca fosse enviado a Espanha para ser julgado em vez de ser executado.
As causas imediatas da revolta de Tupac Amaru terão sido a visita em 1780 ou inspeção efetuada por José António de Areche e as reformas fiscais por ele introduzidas nestes territórios, às quais se opunha a população indígena, que se confrontava também com os corregedores e pedia a abolição do trabalho forçado nas minas ...
Como ingerir 2.800 calorias por dia?
Como passar roupa rápido e bem passada?
Como passar o fio por dentro do conduíte?
Tem que passar toalha de banho?
Como copiar CD de Windows para o pen drive rápido e fácil?
Como lidar com a pressão familiar?
Como limpar filtro do climatizador ventisol?
O que é bom para regenerar o fígado?
Como limpar forro de madeira por dentro?
Como lançar na DCTF pagamento a maior?
Como limpar fogão mesa de vidro Electrolux?
O que fazer com uma pessoa com problemas mentais?
Quem tem problema de fígado pode tomar limão?
Como limpar o fone de ouvido da cera de ouvido?
Como limpar o cache do roteador pelo celular?
Como a internet trabalha para influenciar pessoas?
Como limpar ferro de passar Arno Ultragliss 44?