Após a inauguração de Brasília, em 1960, os habitantes permaneceram no local devido à necessidade de conclusão das obras da usina hidrelétrica. Nessa época, o acampamento de operários chamado de Vila Paranoá já era composto por 800 moradias que abrigavam cerca de 3 mil moradores.
Muitos trabalhadores morreram, entre eles dois operários soterrados durante a construção da Universidade de Brasília. No local do acidente foi construído o auditório que hoje se chama “Dois Candangos”.
Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).
Grande parte dessa população vivia em acampamentos da construção dos primeiros prédios de Brasília e a maioria na faixa etária de 20 a 40 anos. A origem predominante dos candangos era dos estados mais próximos: Goiás (23,3%), Minas Gerais (20,3%) e Bahia (13,5%).
Saíam da terra natal com uma mala e pouquíssimo dinheiro — às vezes nem isso, só com a roupa do corpo — e lotavam a carroceria dos caminhões para viajar 45 dias em estradas precárias, de terra batida, até o local demarcado para a construção de Brasília, onde só havia mato e poeira.
25 curiosidades que você vai gostar
Sem nem cemitério. Apenas na construção do Congresso Nacional, morreram 37 operários, segundo relatos da imprensa na época – que não deixam claro onde eles foram enterrados.
Hoje a Cidade Livre vive uma realidade bem diferente, a população está bem servida dos serviços básicos, o bairro foi tomado por diversos comércios, e se antes eles precisam sair do bairro para resolver situações do dia a dia, atualmente praticamente tudo se encontra na região.
Os candangos trabalhavam sem qualquer proteção, e os acidentes de trabalho (alguns resultando em morte) eram muito comuns, especialmente as quedas dos prédios em construção. Meu pai, Francisco Felix Rebouças trabalhou em diversas construtoras e afirmava ter assistido a vários trabalhadores caírem.
Os funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) moravam em tendas e barracas de madeira e trabalhavam em regimes de oito horas diárias, se revezando durante a madrugada, para que o trabalho nunca parasse. Com o avanço das obras, aumentava o número de trabalhadores e com isso, os problemas.
Como responder a perguntas incómodas?
Como fazer duas perguntas em uma só frase?
Como terminar um convite formal?
Como instalar adaptador de Bluetooth no PC?
Como fazer Cadastro na Justiça do Trabalho?
Como se brinca de teatro da lanterna?
Como faço para salvar uma imagem em PNG?
Porque brincar com Quebra-cabeça?
Qual é o objetivo da brincadeira batata quente?
Como entrar na secretaria digital como aluno?
Como acessar o roteador IWR 1000N?
Como preparar terra para plantio de amendoim?
Como dar sangria no freio do Fusca sozinho?
Como preparar a terra para plantio de capim?
Quais são as principais brincadeiras folclóricas?