Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.
Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.
Uma simples cárie pode, sim, ser fatal. Foi o que causou a morte do ex-vocalista da banda Dominó Ricardo Bueno, aos 40 anos, em 2017 e o que preocupa a comunidade médica por ser uma porta de entrada para infecções em órgãos vitais e doenças mais graves.
O principal sintoma da cárie é a dor de dente, mas em alguns casos ela pode causar: dor ao comer ou beber algo doce, frio ou quente, a presença de furinhos em um ou mais dentes, manchas amarelas ou brancas na superfície do dente, sensibilidade ao tocar num dente e gengiva inchada e dolorida.
COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. Se você quer saber como evitar cáries, a primeira dica é conservar os dentes limpos. ... ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ... USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ... EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ... FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO.
15 curiosidades que você vai gostar
Use um enxaguante bucal com água salgada.
A água salgada tem propriedades antissépticas, e muitos dentistas a recomendam para o tratamento de infecções na boca. Ela também pode matar as bactérias que causam as cáries, interrompendo o progresso delas até que você consulte o dentista.
Descobriu-se que além de antibacteriano, o café também tem outra propriedade, ele é antiaderente, o que contribui para retardar a formação da placa nos dentes. Essas duas propriedades da bebida contribuem para uma melhor saúde bucal, protegendo contra as cáries e inibindo o crescimento de bactérias no esmalte do dente.
A descoloração ou a presença de manchas escuras nos dentes é mais um dos sintomas da cárie que deve fazer você ficar atento. Se notar o surgimento de uma mancha, na dúvida, consulte seu dentista para avaliar que procedimentos podem ser realizados.
“Dente morto é aquele que não tem vitalidade pulpar, que é vulgarmente chamado de nervo”, explica o odontologista.
E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos. Dessa forma, se as bactérias tiverem infectado a polpa interna, nesse caso o dente vai precisar de um tratamento de canal, um processo mais complicado.
Conheça a cárie dentária mais perigosa
As agudas são aquelas que devemos ter mais cuidado, pois a bactéria entra em contato com a polpa do dente, podendo causar uma pulpite - inflamação na região nervosa do elemento.
Enquanto na minha infância quase todo mundo tinha cárie, hoje, felizmente, ela se manifesta em menor intensidade e em muito menos gente. No entanto, talvez porque ainda esteja fresco em nossa memória que a maior parte da população convivia com ela, acreditamos que ter o problema é normal.
O tratamento de canal é necessário quando:
- A cárie destrói o esmalte e a dentina atingindo a polpa do dente. Quando isso acontece, é comum que a área afetada fique inflamada ou infeccionada. O dente fica bem sensível e é quando o paciente começa a sentir muita dor.
A cárie além de ser adquirida pela má higienização da boca, também pode ser transmitida pelo contato salivar. Beijar, compartilhar talheres, escovas de dente e até mesmo a prática de provar a comida do bebê antes dele comer são atitudes que podem influenciar na transmissão da cárie.
Necrose pulpar é a "morte" da polpa do dente. A polpa é constituída de pequenos vasos sanguíneos,nervos e células. Esse conteúdo fica dentro de um espaço, chamado câmara pulpar, no interior do dente. A necrose pode ocorrer por algumas causas como cáries e traumas.
Quais são os sinais de dente morto?escurecimento dental;dor de dente;aparecimento de pus na região;mau hálito;inchaço no rosto.
Há várias causas para este problema: cárie, restauração insatisfatória ou uma rachadura no dente. Pode haver dano à polpa. Vá ao dentista para uma avaliação. Caso o problema seja no tecido pulpar, seu dentista pode enviá-lo a um endodontista para um tratamento de canal.
Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.
Os estágios das cáries dentáriasFase um: Manchas brancas. ... Fase dois: Cárie do esmalte. ... Fase três: Cárie da dentina. ... Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ... Fase cinco: Formação de abcesso. ... Fase seis: Perda do dente. ... Como prevenir a cárie dentária?
Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.
Bicarbonato e limão
A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.
A presença de ponto de contato ou áreas de contato entre as superfícies mesial e distal dos dentes, permite o acúmulo de biofilme abaixo dele, ao longo da margem gengival, tornando esse local um ponto de difícil limpeza, o que propicia a formação de lesões de cárie.
Em função do tamanho da zona afetada, calcule a quantidade de gel necessária para cobrir todas a cárie e coloque-a na luva ou na lâmina de vidro. Em seguida, aplique o gel Papacárie de forma que cubra todo o tecido infetado e deixe que atue entre 30 e 60 segundos.
Os tipos de cárie são:Cárie coronária — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. ... Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. ... Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.
Quais são as concorrentes da Gerdau?
Qual pomada usar para sarna humana?
Qual foi o jogo mais vendido de todos os tempos?
Quantas horas um bolsista pode trabalhar?
É importante ser um doador de órgãos?
São fundamentos do Estado Democrático de Direito expressos no Artigo 1o da Constituição?
Qual a fase mais difícil do luto?
Qual o valor para a independência financeira?
Quantas vezes pode usar o filtro da máscara Knit?
Como fazer uma redação de carta de reclamação?
Quem tem problema de coração pode tomar analgésico?
O que aconteceu no início do século 21 no Brasil?
O que é ato processual tempestivo?
Quem fabrica a fralda Turma da Mônica?
Quantos dias fica a gripe H3N2?