Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.
Na esfera administrativa, pode ser formalizada denúncia junto a OAB, sendo instaurado um processo ético-disciplinar, uma vez que o advogado que recebe valores destinados ao seu cliente e não repassa devidamente e não presta contas destes valores comete infração disciplinar prevista no art.
Se, porém, o pagamento não for realizado, o advogado credor poderá se utilizar de meios como a penhora de bens do devedor, para garantir o recebimento de seu crédito. A penhora, nesse caso, pode cair sobre imóveis, veículos, bens em geral ou mesmo sobre os valores existentes em conta corrente.
Quando o devedor não possui bens para a penhora, devem os autos ser declarados suspensos na forma do art. 791 , III, CPC , inviável como o é a extinção sem a provocação da parte adversa. Apelo do credor a que se dá provimento para a suspensão do processo.
Toda e qualquer conta ou aplicação bancária está sujeita à penhora. Se não for encontrado saldo, busca-se no Detran, em Cartórios e até mesmo o oficial de justiça pode ir no endereço do devedor para penhorar o que encontrar.
29 curiosidades que você vai gostar
Para isso, deve o credor apresentar ao juízo os bens do devedor passíveis de penhora ou, não os encontrando, solicitar a expedição de ofício ou mandados à determinados órgãos e entidades para que eles informem sobre a existência de bens em nome do devedor e que podem ser constritos para garantir a satisfação da dívida.
Quem deve pagar os honorários de sucumbência
Conforme já mencionado acima, ainda que sejam ambas as partes sejam vencedoras e perdedoras em proporções parecidas, haverá a condenação mútua, devendo a cada uma das partes a obrigação de efetuar o pagamento da a outra, sendo vedada as compensações entre si.
O direito a um defensor público, custeado pelo Estado, para quem precisa de um advogado e não tem condições de pagar é uma garantia da nossa Constituição. Quem presta esse serviço de assistência jurídica aos cidadãos brasileiros é a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública Estadual (DPE).
Na Justiça do Trabalho, o demandante, se vencido, será condenado a pagar os honorários sucumbenciais, no limite de 5% a 15% do valor da causa ou do pedido indeferido. Acontece que, sendo deferido os benefícios da justiça gratuita, essa questão ganhou discussão pertinente e relevante.
Qual é a diferença entre uma carreira e um emprego?
Quem pode ser agente comunitário de saúde?
Qual exame não pode comer carne vermelha?
É verdade que 35 é múltiplo de 7?
Em que consiste o poder discricionário da Administração Pública?
O que significa sonhar com Exu e Pomba Gira?
Como fazer a soma de dois números negativos?
O que é o princípio da proteção integral?
O que o trabalhador temporário não tem direito?
Quanto valia a ação da Magalu em 2015?
Quanto vale um kVA em ampères?
Como colocar marcadores de texto no Word 2007?
Como colocar um eBook à venda?
O que é encontro consonantal para 3º ano?
São duas características gerais da população européia a?
Quando a vela sobra muita cera?
Qual é o coletivo de cachorro?