⇒ Mistura homogênea: Formamos uma mistura homogênea todas as vezes que todos os materiais envolvidos na mistura são dissolvidos. Por exemplo, se adicionarmos sal e açúcar na água, ambos serão dissolvidos e, ao final, veremos apenas a água, ou seja, haverá apenas uma fase.
Na presença dessa substância, o açúcar, de menor densidade, flutua, enquanto o sal, mais denso, se deposita no fundo. Aí é só separar o líquido do sal por decantação, e o açúcar evaporando o tetracloreto de carbono. “É importante lembrar que esse procedimento não deve ser tentado em casa”, diz Toma.
Assim, quando adicionamos o açúcar à água, a pressão de vapor diminui, pois as partículas desse soluto “bloqueiam” ou “atrapalham” o escape das moléculas de água do sistema, diminuindo o número de moléculas que evaporam em um determinado intervalo de tempo. Visto que o vapor diminui, a parte líquida aumenta.
Na mistura de água e sal, a água é o solvente - o que dissolve, enquanto o sal é o soluto, o que é dissolvido. Como sabemos, o sal de cozinha é um composto iônico formado pelos íons de cloro (Cl-) e sódio (Na+).
A conjunção destes dois componentes cria uma solução (solvente + soluto). No exemplo do parágrafo anterior, temos a água como o solvente e o açúcar como o soluto e o conjunto “água + açúcar” é o que podemos chamar de solução.
26 curiosidades que você vai gostar
Como já foi dito, a dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto dissolvendo-os, quanto maior for a superfície de contato deste sólido mais rápida será a dissolução. No soluto açúcar refinado os grãos de sacarose são mais finos expondo uma maior superfície de contato.
Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.
Misturas homogêneas: são misturas as que apresentam apenas uma fase, ou seja, não é possível distinguir os componentes que as constituem. Um exemplo desse tipo de mistura é quando adicionamos uma certa quantidade sal em um copo com água e agitamos, ocorre uma dissolução do sal, tornando-se apenas uma fase.
Substâncias higroscópicas devem ter alta afinidade por água, portanto muitos sais, que são compostos iônicos, são higroscópicos. O sal de cozinha por exemplo, tende a se aglutinar devido a absorção de água. Para evitar isso vemos muitas vezes arroz sendo colocado junto ao sal.
O sal não some na água, mas se dissolve, passando a compor uma solução aquosa ionizada, capaz de conduzir corrente elétrica. “Se a água evaporar, passamos a ter novamente os cristais de sal”, explica a professora de química Chamssi Hinniger, do Colégio Assumpção.
O sal e o açúcar têm a mesma aparência. Explicação: No entanto são totalmente diversos. Em alguns momentos, um primeiro olhar pode não captar veridicamente a realidade. Os tempos são de muita aparência, a superficialidade tem ocupado extensões imensas.
Normalmente separar açúcar e areia consiste em: dissolver o açúcar inserindo água na mistura, filtrar a mistura separando a água açucarada da areia e. por fim, evaporar a água deixando apenas os cristais de açúcar no fundo de um recipiente.
Um exemplo de soluto iônico é o sal de cozinha (NaCl). Ao ser colocado na água, ele tem o seu ânion Cl- atraído pela parte positiva da água (H+), enquanto seu cátion Na+ é atraído pela parte negativa da água (oxigênio).
Com a adição de NaCl, que é um composto iônico, o equilíbrio é perturbado. O que ocorre é que os íons positivos de Na+ irão neutralizar as cargas negativas do polímero, fazendo com que ele passe a ser líquido.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura. Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica).
A levigação, peneiração e ventilação são métodos de separação de misturas heterogêneas. Através da levigação e ventilação é possível separar a substância mais densa da menos densa. Na peneiração, por sua vez, os grãos maiores das substâncias são separados dos grãos menores.
Misturas homogêneas, também chamadas de solução, ocorrem toda vez que uma mistura apresenta uma única fase e são classificadas como monofásicas, como mostra a Figura 4.
...
Exemplos de misturas homogêneas:água e sal.água e açúcar.água e álcool.ar (sem partículas sólidas em suspensão)bronze.gasolina.vinagre.
Uma xícara com café pronto para beber também é considerada uma mistura homogênea, ou seja, só é possível ver uma única fase em todo o volume de café. E se colocarmos açúcar, misturando até a total dissolução, ainda terá uma mistura homogênea.
Os sistemas heterogêneos também podem ser constituídos de substâncias puras. Por exemplo, água + gelo: os componentes são os mesmos, mas, por estarem em estados físicos diferentes, apresentam aspecto heterogêneo. Sistemas heterogêneos: água e óleo, água e gelo, água e areia, e granito.
Isso significa que a solubilidade do açúcar é aumentada com a elevação da temperatura. Essa tabela nos mostra a máxima quantidade possível de soluto que se pode dissolver, ou seja, o seu coeficiente de solubilidade, em 100 g de água, a cada uma dessas temperaturas.
Neste caso, a água é o solvente e o açúcar o soluto; o soluto dissolve-se no solvente. A água quente tem uma maior capacidade de dissolver mais quantidade de açúcar porque as moléculas de água estão a mover-se mais rapidamente e estão mais afastadas umas das outras.
A atração entre as moléculas de água é feita por meio de ligações de hidrogênio, que é o tipo mais intenso de força intermolecular. Portanto, apesar de as moléculas de óleo serem atraídas pelas moléculas de água, essa força de atração é menor.
Água pura ferve em temperatura inferior à temperatura de uma solução de sal em água. Em acordo com a Lei de Raoult a dissolução de sal em água tem como consequência uma diminuição na pressão de vapor saturado da solução em relação à água pura, determinando então que o ponto de ebulição se eleve.
Esse processo de separação de misturas é também chamado de cristalização, porque a água possui outros sais misturados com ela. Mas o sal de cozinha cristaliza-se primeiro, por isso, antes que os outros sais também se cristalizem, ele precisa ser separado.
Onde a bile é o suco pancreático são despejados por onde passam?
Como fazer o desdobramento da Mega-sena?
O que acontece se eu encerrar o FIES?
Quais são as formas de reconhecimento de filho havidos fora do casamento?
Em que país a cidade de Tombuctu se encontra?
Como Imprimir em Tamanho grande em várias páginas a4 publisher?
Como exibir a caixa de nome no Excel?
O que aconteceu na segunda metade do século XIX?
Como imprimir na frente e no verso da mesma folha?
Como saber se a pessoa vai ficar bonita de franja?
Como imprimir uma imagem em várias folhas no Photoscape?
Como redimensionar uma imagem para impressão?
Quantas fotos 10x15 cabem em uma folha A4?
Quais doenças são causadas por picadas de insetos?
Como imprimir fotos em papel adesivo?
Como imprimir o certificado de aferição do tacógrafo?