Ao se espreguiçar, o corpo entende que é necessário “acordar” de vez para ativar a musculatura parada há um tempo e, principalmente, ativar o cérebro. Para isso a boa e velha esticada “das juntas” fará com que a circulação sanguínea seja acelerada e seu corpo funcione com mais potência!
Espreguiçar movimenta os músculos e ativa a circulação sangüínea, diminuindo a tensão e preparando o corpo para uma nova atividade. O ato é tão benéfico para o organismo que praticamente todos os animais o fazem. Algumas vezes, porém, pode causar dor.
Espreguiçar dá ao corpo uma sensação imediata de bem-estar…
Outro hormônio liberado enquanto você espreguiça é a endorfina. Ela é espalhada pelo corpo por meio dos músculos e dá uma sensação imediata de bem-estar.
"Dentre as vantagens podemos destacar o alongamento de músculos, tendões e demais estruturas articulares estimulando a oxigenação e melhoria da irrigação sanguínea. Além disso, promove uma leveza do corpo, diminuindo as tensões musculares.
A ato de se espreguiçar é uma necessidade do corpo humano. Mesmo que você não queira, os músculos vão pedir por isso em determinado momento. Seja dormindo, praticando exercícios, durante o trabalho ou ao acordar, você deve se espreguiçar de vez enquanto.
26 curiosidades que você vai gostar
Christina explica que se espreguiçar já é um exercício de alongamento, que melhora a circulação sanguínea. Depois disso, o indicado é fazer pequenos movimentos que estiquem o corpo, deitado ou sentado na cama mesmo, e por fim, em pé ao lado dela, preparando o corpo para as funções ao longo do dia.
Um dos melhores momentos para fazer alongamento é minutos antes da hora de dormir. Os movimentos devem ser executados de forma passiva e tranquila. A execução dos movimentos para alongar é uma forma eficaz de repousar com o corpo mais relaxado e de ter um sono de maior qualidade.
Eles são terminações nervosas para a detecção de estresse mecânico, estímulos químicos e térmicos (os quais detectados acima de determinados níveis podem causar lesões).
Faça alongamentos assim que acordar
Você deve rodar o pescoço, esticar bem os braços, as pernas e tentar alongar todo o corpo. Ainda deitado na cama, de barriga para cima e com as costas esticadas, você pode dobrar a perna direita em direção ao peito, manter por 30 segundos e depois fazer o mesmo com a esquerda.
Para aproveitar o dia da melhor maneira possível, listamos dicas simples para você seguir logo quando acordar:Não adie o despertador. Colocar o modo soneca é viciante para dormir alguns minutinhos a mais. ... Escreva algo. ... Concentre-se no hoje. ... Gratidão. ... Deixe seu telefone de lado. ... Beba um copo de água. ... Luz natural. ... Alongamento.
Atenção à palavra chave: “podem”. Em geral, para pessoas saudáveis em busca de perder peso ou melhorar a forma física, treinar pela manhã não traz problema algum.
Para melhorar esse efeito, pode-se tomar um banho quente antes, pois o calor ajuda a relaxar os músculos, aumentando a eficácia dos alongamentos.Dobrar o corpo à frente. ... Esticar a perna. ... Chegar ao chão. ... Esticar o pescoço. ... Inclinar a cabeça para trás. ... Inclinar a cabeça para baixo. ... Sentar sobre os calcanhares.
Embora seja comum sentir alguma tensão ao alongar um músculo, você nunca deve sentir dor. Se a área que você está alongando começar a doer ou formigar, pare o alongamento até não sentir um desconforto além do comum. Ao invés de forçar o alongamento além do confortável, tente diminuir a intensidade.
No entanto, se o paciente tiver dor irradiando para a parte de trás de suas pernas de um nervo inflamado (radiculopatia), o alongamento pode não ser uma boa ideia”, alerta o médico.
Ajuda no relaxamento
Sempre que você se alonga, reduz o estresse corporal que geralmente provoca desconforto nas costas, pescoços e em outras partes. Sendo assim, você fica mais relaxado, aliviando as tensões que possam afetar seu organismo e sua mente, reduzindo a fadiga e a sobrecarga e ajudando na própria meditação.
Adultos saudáveis devem fazer exercícios de flexibilidade (alongamento, yoga, tai-chi) para todos os principais grupos musculares e tendões – pescoço, ombros, tórax, tronco, coluna lombar, quadris, pernas e tornozelos – pelo menos duas a três vezes por semana.
Dicas importantes: Faça pelo menos 15 minutos antes e após qualquer atividade física; Use somente posições estáticas, sem balançar o corpo; Alongue-se de forma relaxada e sem sentir dor; Em dias de frio, mantenha-se agasalhado para evitar friagem; Durante cada exercício, respire pausadamente.
Que curso fazer para trabalhar em escola?
Qual o valor do curso de Enfermagem na PUC?
Qual o objetivo de trabalhar Consciência Negra na Educação Infantil?
Como preparar sabonete de alecrim?
Como fazer uma trollagem pelo WhatsApp?
Qual é o significado da história do Patinho Feio?
Como fazer pipoca de carrocinha?
Como criar consciência fonológica na Alfabetização?
Como trabalhar a insegurança na terapia cognitiva comportamental?
O que é generosidade para educação infantil?
Qual objetivo de trabalhar a chamadinha na educação infantil?
Como faço para trabalhar no Havaí?
Como trabalhar a história de vida da criança?
Quanto ganha um analista no Citibank?
O que fazer para trabalhar no Banco do Bradesco?