Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário. Seu dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Terminada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.
As consequências de uma extração
Além da dor facial, alteração na fala e baixa autoestima, o dente oposto vai saindo do osso e os dentes vizinhos se inclinam procurando contato. O resultado disso é uma bagunça até mesmo para reabilitar o paciente novamente.
Uma mulher, de 31 anos, morreu vítima de uma infecção, nesta quarta-feira (8), após ter extraído um dente, em uma clínica odontológica particular de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
2 a 3 dias : O inchaço da boca e bochechas deve melhorar; 7 dias : O dentista pode remover todos os pontos que restarem; 7 a 10 dias : a rigidez e a dor na mandíbula devem desaparecer; 2 semanas : Qualquer ferimento leve no rosto deve desaparecer.
O dente do siso, ou terceiro molar, sempre era indicado por dentistas a ser extraído em todos os tipos de pacientes, sem distinção, já que, mesmo sem nascer, ele poderia ter cáries e oferecer incômodos conforme a sua posição no interior da boca.
38 curiosidades que você vai gostar
A remoção do dente pode ser opcional
Para pacientes que nasceram com os quatro sisos, deve-se avaliar se o tamanho das arcadas comportam tranquilamente os 32 dentes em posição e função. A remoção se torna então, opcional. Para tomar a atitude certa, o paciente junto com o dentista precisa avaliar todo o cenário.
As consequências. Dependendo de como o siso esteja posicionado, problemas maiores podem surgir futuramente. "Surgimento de cáries, doenças gengivais, devido à dificuldade de higienização no local, reabsorção da raiz do dente vizinho e até o desenvolvimento de cistos e tumores", atenta.
O tempo médio para que o alvéolo se feche é de cerca de 3 meses. Em alguns casos, pode ser que o buraco não fique tampado totalmente e seja necessário colocar um enxerto na região.
Aplique compressas de gelo sobre a bochecha, na região do dente extraído, de forma intermitente (20 minutos com a compressa, 20 minutos sem a compressa) por até dois dias para minimizar o inchaço, hematomas ou qualquer desconforto.
De forma geral, deve ser mais forte nos primeiros três dias, mas passível de controle com analgésico. Após isso, pode haver dor por até 7 a 15 dias.
Não há risco algum em arrancar os dentinhos, desde que eles estejam bem amolecidos e apenas “pendurados” na cavidade oral. Mas é preciso ter muita atenção, pois isso só vale quando o dente realmente já está bem molinho.
Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica sem qualquer contraindicação (exodontia múltipla).
É preciso analisar radiograficamente os dentes para dar uma resposta exata, mas, no geral, esses dentes podem ser removidos todos em uma única sessão. Os cuidados pós-operatórios devem ser seguidos conforme seu dentista indicar.
As raízes dos dentes são constituídas por nervos e fixam os dentes na gengiva, no maxilar e na mandíbula. Consequentemente, se a raiz de algum dente estiver exposta, pode resultar em sensibilidade dentária e sérios problemas de saúde bucal.
Perda óssea: na ausência de um dente, as gengivas são afetadas e a estrutura óssea da boca acaba ficando sem suporte. Dessa forma, com o tempo, os ossos acabam se desgastando, resultando na perda óssea.
Para que os tecidos da gengiva possam cicatrizar mais rápido, diminuindo a dor e o inchaço deve-se comer alimentos ricos em proteína como ovo cozido, frango desfiado ou peixe assado, por exemplo. Estes alimentos contém os nutrientes que o corpo precisa para fechar a ferida mais rápido, acelerando a cicatrização.
Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.
Por outro lado, a gengiva machucada por conta de periodontite pode exigir o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, enxaguantes bucais antissépticos e até mesmo cirurgias. Mas, de maneira geral, a principal forma de tratar a gengiva machucada é através da rotina de higiene bucal.
entre 24 e 72 horas: ausência de dor e persistência do edema cirúrgico; gengivas ainda avermelhadas; entre 3 a 7 dias: ausência de dor e diminuição sensível do edema; gengivas adquirem coloração normal ou próxima da normalidade; entre 7 a 14 dias: gengivas adquirem coloração normal; ausência de edema cirúrgico.
Além do sangramento, também é comum sentir um ligeiro inchaço da gengiva e do rosto na região em volta do dente que foi removido. Para aliviar esse desconforto é importante aplicar compressas com gelo sobre o rosto, no local onde estava o dente. Este procedimento pode ser repetido a cada 30 minutos, por 5 a 10 minutos.
O tempo médio para uma recuperação completa do paciente após a cirurgia oral pode variar entre 7 e 15 dias aproximadamente, dependendo do tipo de intervenção. Durante este período, os cuidados necessários visam evitar possíveis complicações, bem como aliviar os sintomas associados.
A extração dos sisos pode afetar a inervação dos dentes, da língua, do lábio, causando as famosas parestesias, danos a nervos da região, o que pode te deixar com uma sensação de formigamento na língua, no lábio para sempre.
Em média, pode variar de 50 reais a 1.500 reais. Depende do profissional e do local. Mas dê prioridade para a capacidade do dentista que irá te atender e não pelo valor que irá cobrar.
O valor de uma extração de dente vai variar de acordo com a sua motivação, quanto a técnica utilizada, quadro clínico do paciente, clínica e localidade. Quando a extração dentária envolve o terceiro molar, o preço tende a ir de R$200 (duzentos reais) a R$300 (trezentos reais).
Em média, nas mãos de um bom cirurgião e equipe, pode-se remover os 4 sisos em cerca de uma hora. No seu caso, como são apenas dois, em até metade do tempo. Se for inferior, por vezes, precisa pedir uma tomografia computadorizada.
Como recuperar a antiga conta do Badoo que foi deletada?
Como se classifica o complemento verbal de um verdadeiro êxodo de talentos?
Como resolver problemas por meio de equações?
O que Jesus disse ao cego de Jericó?
Como é classificada a icterícia?
Como se chamavam as Câmaras Municipais da América espanhola?
Como arrumar quarto simples de menina?
Quem foi o primeiro rei de Portugal?
Como formatar títulos na ABNT?
O que fazer para cursar medicina na UFRJ?
Qual é o nome da bola de Quadribol?
Quais são as características do teatro épico?
O que são departamentos de uma empresa?
Como Formatar pen drive de 64 GB?
Como apagar dados de um CD-rw?