Os átomos se unem através do compartilhamento dos elétrons de valência. Este compartilhamento acontece até atingir oito elétrons “REGRA DO OCTETO”. Na formação de uma ligação covalente os átomos tendem a completar seus octetos pelo compartilhamento de elétrons.
A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química. ... Os gases nobres (Família 8A) são os elementos da tabela periódica que possuem oito elétrons na camada de valência.
Exceções da regra do octeto São eles: Berílio: fica estável com apenas quatro elétrons na última camada; Boro e Alumínio: estabilizados com seis elétrons na camada de valência.
Alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, são por isso considerados exceções à Regra do Octeto. É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência. ...
A teoria do octeto diz que, para um átomo ficar estável, ele deve possuir oito elétrons na camada mais externa ou dois elétrons, se a camada é a K.
Os átomos dos elementos químicos se ligam com outros átomos em busca da estabilidade, em processos chamados de ligações químicas. São elas que permitem que os elementos, categorizados na tabela periódica, se relacionem entre si e produzam milhões de substâncias.
Por muito tempo químicos teóricos questionaram-se a respeito da estabilidade do núcleo atômico para átomos “pesados”, isto é, que apresentam muitas partículas nucleares. A questão central é a carga positiva dos prótons, a qual faria com que os mesmos se repelissem mutuamente, o que acabaria por desintegrar o átomo.
Pauling desenvolveu um diagrama para demonstrar como seria a distribuição dos elétrons em torno do núcleo de um átomo. Cada nível e subnível comportam uma quantidade de elétrons.
Alguns compostos conseguem estabilizar-se com mais ou menos de oito elétrons na camada de valência. Nesses casos acontecem as exceções à teoria do octeto. Acontece principalmente com o fósforo (P) e o enxofre (S), que são átomos relativamente grandes e possuem o subnível “d”.
Três pontos são fundamentais ao se estudar o núcleo do átomo e a sua constituição: a natureza das partículas que o constitui, a natureza das forças que mantém as suas partículas unidas e, propriamente, a estrutura nuclear.
Por que o álcool inibe a produção de ADH?
Como ocorreu a evolução do uso de tecnologias na área da educação?
Quais complicações o álcool pode trazer para o sistema nervoso central?
Quanto tempo demora para o ácido glicólico fazer efeito?
Como saber se um homem é perigoso?
Como saber se o cara é interesseiro?
Quais misturas passam pelo processo de centrifugação?
Como saber se sou um funcionário ruim?
Quais as características do Período Helenístico?
Como são geradas as imagens de satélite * sua resposta?
Quanto é o imposto de renda em Portugal?
Como são os desenhos e padronagens?
Como são classificados os corretivos?
Como podemos classificar as linha?
Qual o nome dado aos dois dias por ano em que a duração do dia é a mesma da noite?
Como descobrir a velocidade da energia cinética?
Como são as poltronas do avião da Azul?
Qual a classificação do ombro?