Vasodilatação, maior disposição de sangue na cabeça, pressão aumentada são reflexos da raiva. O problema é que se esta situação se der por muito tempo, de forma crônica, a persistência desses sinais pode provocar hipertensão e diabetes. Tentar suprimir a raiva também pode trazer problemas: depressão e ansiedade.
O corpo se comunica o tempo todo e dá todos os sinais a respeito da origem de um problema. Emoções mal digeridas afetam o estômago, enquanto o excesso de preocupações e nervosismo pode causar dores de cabeça e até tremores nas pálpebras.
Quando algo nos deixa mesmo MUITO nervosos podemos ter dificuldade em nos concentrarmos, em dormir ou comer e podemos até ficar zangados com quem está à nossa volta. Podemos estar sempre a repetir pensamentos negativos na nossa cabeça ou acharmos que vão acontecer coisas negativas.
A raiva aciona o circuito de luta e fuga, que liga os sistemas nervoso central e periférico com o sistema endócrino. Assim, ficamos mais atentos, com as pupilas dilatadas. Há liberação de hormônios que elevam o batimento cardíaco e a frequência respiratória.
Os primeiros sintomas físicos de uma crise nervosa iminente são aumento da frequência cardíaca, tonturas, náuseas e respiração acelerada. Ao chegar no auge da crise, a pessoa pode chorar incontrolavelmente e até mesmo ter um ataque de raiva.
32 curiosidades que você vai gostar
A tensão muscular é aquele incômodo ou dor causados pelo excesso de tônus muscular. É uma contração excessiva de um músculo, que leva à dores no local, dificultando o movimento e até mesmo o relaxamento após o momento de estresse.
Queda de cabelo, impaciência, tontura e dor de cabeça frequente são sintomas que podem indicar estresse. O estresse está ligado ao aumento dos níveis de cortisol na corrente sanguínea e este aumento além de afetar a mente pode levar às doenças físicas, como alergias e tensão muscular, por exemplo.
A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos. Os mais comuns são provocados por fatores emocionais, como estresse e ansiedade, ainda mais nesses períodos de pandemia, ou decorrentes de problemas posturais que ameaçam a saúde.
Tensão muscular
Sentir frequentes sentimentos negativos, como medo, apreensão e pânico, acabam afetando a saúde do corpo físico. Os músculos ficam tensionados, prontos para reagir a uma ameaça, porque a pessoa ansiosa transmite essa mensagem ao cérebro ao sentir medo sem motivo aparente.
Como jogar com amigos no Overwatch?
Como nasce uma amizade verdadeira?
Quais as consequências de se ter toque doença?
Tem que tomar os dois comprimidos de Secnidazol de uma vez?
Como inserir formas no Google Forms?
Como o empresário paga o INSS?
Como funciona escala 12x36 folga?
Como colocar curso na Hotmart?
Como é calculado o INSS de uma construção?
Como funcionam os livros digitais da Saraiva?
O que se pode fazer com o IP de um celular?