"O ar faz o motor esquentar e o ventilador não entrar em funcionamento. Com o superaquecimento, pode acontecer a vibração do motor, perda de potência e até parada instantânea, ele estanca", explica.
O problema pode ser ar no sistema de arrefecimento. O ar entra no sistema durante a troca de peças ou a colocação de água/aditivo e fica preso nas galerias, formando bolhas. Assim, o motor trabalha com menos água do que precisa e começa a superaquecer. ... Em último caso, a alta temperatura pode até fundir o motor.
Barulho diferente no motor
Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.
A água passa pelas aletas de alumínio do radiador e conforme o ar de fora do carro entra em contato com essas aletas a água é resfriada. Assim que a água troca calor com o ar ela volta para o ciclo de resfriamento do motor.
TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera, e o sistema de arrefecimento a água que pode ser divido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada.
20 curiosidades que você vai gostar
– Pode estar ocorrendo problema na válvula termostática, bomba d agua ou obstrução nas aletas do radiador. – Devemos providenciar a inspeção dos componentes, se encontrar alguma imperfeição fazer a substituição da peça ou, em último caso substituir o radiador.
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
Não abra o radiador
É muito perigoso abrir o radiador do carro. Depois que o automóvel atinge a temperatura ideal de trabalho, você precisa lembrar que a água do radiador com ou sem aditivo, estará realmente muito quente. Além disso, tem a pressão do sistema do radiador.
Qualquer problema que impeça tal vazão pode resultar no superaquecimento do motor, com consequente "desaparecimento" da água do reservatório por evaporação.
Junta do cabeçote queimadaIndicação de alta temperatura no painel;Fumaça excessiva nos canos de escape;Redução rápida da água do radiador;Velas de ignição úmidas;Falhas no motor.
“São fatores que podem baixar o fluido de freio e o pedal”, enfatiza. Já a vibração no volante, ao pisar no pedal, pode ser consequência de discos de freio ou cubos de roda empenados. Silva esclarece ainda que quando o pedal se torna esponjoso, ou seja, mais baixo e fofo, pode ser indício de ar no sistema.
QUAIS SINTOMAS INDICAM PROBLEMAS NA VÁLVULA TERMOSTÁTICA?Aumento do consumo de combustível.Quando a válvula trava aberta, permitindo o fluxo livre de líquido de arrefecimento pelo sistema, ocorre o resfriamento excessivo do motor e o carro perde potência.
Afinal, o líquido de arrefecimento não precisa circular o tempo inteiro pelo motor, apenas quando é necessário controlar a temperatura. Se a válvula termostática não está funcionando ou está com defeito, o líquido não é liberado no momento certo, o que causa o superaquecimento que deixa o carro fervendo.
Além da própria explosão que move os pistões, o atrito entre os componentes móveis do carro também gera calor, levando o carro a temperaturas cada vez mais altas. Ou seja, o superaquecimento do motor é, portanto, causado pela falta de refrigeração, de lubrificação ou pelo calor excessivo.
Se o motor ferveu, quais são os danos e consequências? Quando o motor ferve, pode ser que a junta do motor fique queimada, o que é um dano não tão caro. Uma consequência mais séria é o empenamento do cabeçote, se isso acontecer, deve ser feita a retífica do motor, o que fica bem caro.
Como identificar a mistura de água e óleo no motor? Isso é muito simples! Puxe a vareta do óleo, se o líquido estiver leitoso e com pequenas bolinhas, possivelmente, deve ser da água ou líquido de arrefecimento. Esta situação pode ser perigosa e poderá, até mesmo, fundir o motor do veículo.
A presença de água misturada no óleo lubrificante é um problema grave! Ele pode ser provocado por uma trinca no cabeçote ou no bloco; também é causado por junta de cabeçote queimada.
As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano. É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo.
Sintomas da junta de cabeçote queimada
Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.
lá tem 2 válvulas, uma para sair o excedente de pressão (acima de 1,4Bar) e uma outra para equalizar (permitir o retorno do ar), a medida que esfria o motor/líquido. Para confirmar, basta abrir o reservatório quando a mangueira estiver murcha.
A Mangueira de Retorno do Radiador é uma das diversas mangueiras que fazem parte do sistema de arrefecimento do veículo. Ela geralmente conecta o radiador ao reservatório de água, fazendo a água circular para manter a temperatura ideal de trabalho do motor.
O que é pagamento parcelado BB?
Como consultar seguro da Zurich?
Como mudar a URL do LinkedIn pelo celular?
Como ter paciência para juntar dinheiro?
Onde ficam as músicas baixadas no Snaptube?
Como participar da Santa Missa?
Como é a saída da caixa de gordura?
Como transferir um número antigo para um chip novo Claro?
Como passar o Skype para outra pessoa?
Como usar a tarja da moderninha?
Como faço para adicionar pessoas no Telegram?
Qual foi a base da economia egípcia?
Como passar músicas do celular para o PC com cabo USB?