Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células.
Diabetes e Complicações Cardiovasculares É importante compreender que os fluxos de gordura e glicose estão ligados, e a associação do diabetes com as complicações vasculares acontece, em parte, através da dislipidemia.
Definição: Anormalidades nos níveis séricos dos LIPÍDEOS, incluindo a superprodução ou deficiência. O perfil anormal dos lipídeos séricos pode incluir COLESTEROL total alto, TRIGLICERÍDEOS alto, COLESTEROL DE LIPOPROTEÍNA DE ALTA DENSIDADE baixo e níveis elevados de colesterol de lipoproteína de baixa densidade.
Os níveis de Lp(a) mostram uma correlação inversa com os níveis de insulina em pacientes com DM tipo 2. A Lp(a) pode ser um dos fatores de risco cardiovasculares em pacientes com DM tipo 2 com uma maior duração da doença.
Uma complicação metabólica aguda do DM, caracteriza- da por hiperglicemia, cetose e acidose, é a cetoacidose diabética (CAD). O não-reconhecimento desta condição causa progressi- va deterioração metabólica, podendo originar graves sequelas.
O diabetes, quando não controlado, pode trazer consequências negativas para a visão, rins, coração, nervos e membros inferiores, além de provocar desidratação e complicações respiratórias.
A principal função da insulina é controlar os níveis de glicose (açúcar) no corpo. O transporte da glicose para dentro das células é utilizado como fonte de energia. Consequentemente, quando há uma disfunção na produção deste hormônio (pouca quantidade ou ausência de insulina) o indivíduo é diagnosticado com diabetes.
A ação do glucagon é estimular a produção de glicose pelo fígado, e a da insulina é bloquear essa produção, além de aumentar a captação da glicose pelos tecidos periféricos insulino-sensíveis. Com isso, eles promovem o ajuste, minuto a minuto, da homeostasia da glicose.
O metabolismo lipídico geralmente começa com a hidrólise, que ocorre no sistema digestivo através de várias enzimas. ... Após a hidrólise, ocorre a absorção dos ácidos graxos nas células epiteliais da parede intestinal . Nas células epiteliais, os ácidos graxos são empacotados e transportados para o restante do corpo.
CID10 - E78 - Distúrbios do Metabolismo de Lipoproteínas e Outras Lipidemias.
O metabolismo da partícula da lipoproteína pode ocorrer através do caminho exógeno ou endógeno, dependendo se a fonte de origem é dietética ou hepática. Os caminhos metabólicos exógenos e endógenos...
Metabolismo endógeno As lipoproteína podem ser sintetizadas no fígado com triglycerides e colesterol endógenos nos hepatocytes, tais como aqueles dos restos do chylomicron. Apolipoprotein B-100 é importante na síntese de partículas das lipoproteína muito (VLDL) de baixa densidade no fígado.
O retardo de crescimento intrauterino e o baixo peso ao nascimento também foram associados à resistência à insulina mais tarde na vida e podem refletir influências ambientais pré-natais adversas sobre o metabolismo de glicose.
E como o diabetes tipo 2 está ligado à obesidade, cuja consequência é o acúmulo de excesso de gorduras no corpo, as chances para o surgimento das doenças cardiovasculares são altíssimas. Segundo um estudo da Universidade de Chester, na Inglaterra, cerca de 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem em decorrência desse tipo de complicação.
O que é descrever de forma objetiva?
Como encontrar um documento no meu computador?
Como os elefantes tem filhotes?
Qual é a classificação das infecções?
Qual é o dígito do Banco Bradesco?
O que é tempo cronológico em um texto?
Qual é a importância da linguagem jurídica?
O que pode substituir a gente?
Quem pode propor um projeto de lei?
Quantos metros quadrados rende 1 litro de verniz?
Como transformar o Arquivo txt em XML?
O que se entende e qual é a importância da aprendizagem ativa?
Como finalizar um processo que dá acesso negado?
Quais os legumes que tem mais ferro?
Quem desenvolveu a Teoria Crítica?
Quanto custa ter um funcionário registrado?