Os ossos também sofrem com o envelhecimento, sendo muito comum a ocorrência da diminuição da densidade do osso. A perda óssea pode ser leve ou originar quadros mais graves, desencadeando, por exemplo, a osteoporose. A osteoporose é um problema de saúde que faz com que os ossos tornem-se fracos e quebradiços.
A partir dos 30 anos de idade, aproximadamente, a densidade dos ossos começa a diminuir em homens e mulheres. Essa perda de densidade óssea acelera nas mulheres depois da menopausa. Como resultado, os ossos tornam-se mais frágeis e são mais propensos a fraturas ( Osteoporose), especialmente na velhice.
O envelhecimento afeta a massa muscular e a força, densidade óssea, e pode fazer com que as articulações fiquem mais rígidas e menos flexíveis devido à redução da espessura da cartilagem.
Uma alteração comum no envelhecimento é a perda de massa óssea que é caracterizada pelo desequilíbrio no processo de modelagem e remodelagem. Esse desequilíbrio pode ocorrer pelo aumento da atividade dos osteoclastos ou por diminuição da atividade dos osteoblastos, ou até mesmo pela combinação de ambos.
Durante o crescimento muscular ocorre um aumento considerável no número de núcleos das fibras musculares porque as células satélites são incorporadas pelas fibras musculares servindo como fonte extra de núcleo, aumentando a quantidade de DNA (ácido desoxirribonucléico) para a produção de proteína.
Quais são as principais alterações fisiológicas do envelhecimento? Confira
Sistema Ósseo O pico de massa óssea é alcançado entre 30 e 40 anos de idade, sendo maior nos homens do que nas mulheres. Alguns anos após esse pico começa a ocorrer perda progressivamente de massa óssea, que é de aproximadamente 3,3% ao ano em homens e de 1% ao ano nas mulheres.
Conclui-se que as principais alterações encontradas no sistema musculoesquelético decorrentes do processo de envelhecimento normal são: a redução da massa óssea e muscular, diminuição da força, potência, resistência e flexibilidade muscular.
O principal local onde o processo ocorre é o crânio, com o desaparecimento de articulações específicas entre os ossos, que são denominadas suturas. Esse processo normalmente ocorre a partir da quarta década de vida, como processo natural e diminui a capacidade de absorção de choques pelo crânio”, explica.
Quais são as principais alterações fisiológicas do envelhecimento? Confira
Segundo Nóbrega et al (1999) no idoso também ocorre a redução da massa óssea, mais freqüentemente em mulheres, o que pode predispor à ocorrência de fraturas. Para Gallahue e Ozmun (2001), várias alterações dentro da estrutura esquelética aparecem a medida que a pessoa envelhece.
Como consequência, há um acúmulo de parte inorgânica da matriz. Em alguns indivíduos idosos, esse processo causa uma fragilização dos ossos, que se tornam mais susceptíveis a fraturas. O uso de aparelhos ortodônticos é um exemplo de remodelação dos ossos, neste caso, resultando na remodelação da arcada dentária.
A partir dos 30 anos de idade, aproximadamente, a densidade dos ossos começa a diminuir em homens e mulheres. Essa perda de densidade óssea acelera nas mulheres depois da menopausa.
Neste período, factores genéticos e endógenos em interacção com o ambiente, modulam o esqueleto e são responsáveis pelo pico de massa óssea de um indivíduo.
Qual a posição do satélite Star One C2?
O que é mais importante ouvir ou escutar?
Quais as consequências do uso de ventilação mecânica?
Quais os principais poluentes do ar Brainly?
Como fazer os BOTs andarem CSGO?
Qual é o conceito de dominância incompleta?
Como saber se alguém usaram meu CPF para abrir empresa?
Qual o prazo para apresentar exceção de incompetência?
Qual Guerra foi pior primeira ou segunda?
Qual marcha usar para passar na lombada de moto?
Quais os tipos de lesões na colisão frontal?
Como transferir pontos do Smiles para o TudoAzul?
Quantas pessoas podem acompanhar o parto humanizado?
Quando vai começar a fazer calor em 2021?
Quantos passos são 100 metros?
Qual é o valor de 60 salários mínimos?
Quais são os principais fatores que influenciam na colheita da soja?