Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster. É a etapa mais longa da mitose.
Na mitose em célula animal, as fibras que se situam ao redor de cada par de centríolos opostas ao fuso constituem o áster (do grego, aster = estrela). O núcleo absorve água, aumenta de volume e a carioteca se desorganiza. No final da prófase, curtas fibras do fuso, provenientes do centrossomos, unem-se aos centrômeros.
Esta estrutura começa a ser formada durante a prófase (1ª fase da mitose), com a migração dos centrossomos para os polos celulares. Antes do início da metáfase, ocorre ainda o rompimento da membrana nuclear, permitindo o contato direto dos microtúbulos que constituem o fuso acromático com o material genético.
O fuso mitótico começa se formar. O fuso é uma estrutura feita de microtúbulos, fibras fortes que são parte do "esqueleto" da célula. Sua função é organizar os cromossomos e movê-los durante a mitose. O fuso cresce entre os centrossomos a medida que eles se separam.
Os fusos mitóticos são formados por fibras do fuso, que são feixes de microtúbulos. A montagem dos microtúbulos que formam os fusos ocorre no centrossomo, também chamado de centro organizador de microtúbulos.
Fases da mitose. Prófase. Na prófase inicia-se a condensação dos cromossomos. Essa condensação é mediada pela ação de uma proteína chamada condensina, que os tornam cada vez mais curtos e grossos. À medida que se condensa, o DNA pausa a síntese das moléculas de RNA.
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
É importante diferenciar que existem três tipos de microtúbulos no aparelho mitótico: dois tipos de microtúbulos com fuso (microtúbulos cinetocore e polares) e um tipo de microtúbulo aster (microtúbulos astrais). A simetria bilateral do fuso acromático é devida a interações que mantêm suas duas metades unidas.
Como remover a lista de leitura?
Como fazer seta no whiteboard?
Qual a média mínima para o Sisu?
Como a inteligência e a análise empresarial apoiam a tomada de decisão?
Qual é a história do sistema de numeração?
O que o sistema deve oferecer para a tomada de decisão lógica?
Como os seres humanos usam a água?
Como calcular o ângulo de um gráfico de setores?
Como os negócios se beneficiam do uso de economia de rede?
O que pode fazer com a polpa do maracujá?
Qual via metabólica é responsável pelo catabolismo de ácidos graxos?
Como sistema nervoso e endócrino coordenam o corpo humano?
Como o sistema simpático e parassimpático interferem na atividade do nodo Sinoatrial?