O hábito de fumar não prejudica apenas o fumante, mas também quem convive com ele. Não existe nenhum nível seguro de exposição ao tabagismo e mesmo quem se expõe passivamente corre o risco de desenvolver diversas doenças, especialmente respiratórias e cardiovasculares, além de câncer de pulmão.
Se puder evitar, evite”. Para ele, um namoro entre fumante e não fumante tem boas chances de dar errado, embora não acredite que o gosto da nicotina atrapalhe mais um beijo do que o de bebidas alcoólicas, por exemplo. Como se vê, mais do que um malefício à saúde, o cigarro pode muitas vezes prejudicar relacionamentos.
Quando a pessoa começa um namoro ou casamento com um fumante, precisa ter consciência que esta é uma característica da pessoa que não vai mudar e não deve ser motivo para futuras brigas. No passado, o cigarro já foi sinônimo de elegância e status social, sendo por um período um atrativo no processo de conquista.
Um estudo da OMS, envolvendo 700 milhões de crianças que vivem com fumantes em casa (cerca de metade das crianças do mundo), mostrou que elas apresentaram um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, exacerbação de asma, infecções do ouvido médio, síndrome da morte súbita infantil, além de uma maior probabilidade ...
15 metros! Esta é a distância que não-fumantes deveriam ficar, em locais abertos, de alguém fumando para não serem prejudicados. O tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável do mundo, o que tem gerado grandes preocupações das autoridades em saúde.
27 curiosidades que você vai gostar
Sem dúvida o risco maior fica para o fumante, que consome por completo as substâncias presentes no cigarro. Mas como vimos, quem está por perto apenas inalando a fumaça do ambiente também compartilha dos riscos de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo, incluindo câncer de pulmão e problemas cardiovasculares.
3 Diagnóstico Clínico: Critério de Fumante e de Dependência Física à Nicotina: É considerado fumante o indivíduo que fumou mais de 100 cigarros, ou 5 maços de cigarros, em toda a sua vida e fuma atualmente (OPAS, 1995).
"O bebê, se exposto às substâncias contidas no cigarro, pode nascer prematuramente, com baixo peso ou até mesmo correr o risco de morte", ressalta a médica. A própria grávida, se continuar fumando, pode ter a saúde prejudicada.
Crianças e bebês são particularmente mais suscetíveis ao tabagismo passivo e com risco aumentado de desenvolver doenças respiratórias, doença do ouvido médio e a síndrome da morte súbita infantil.
Por exemplo, rinite, tosse, conjuntivite, asma, bronquite crônica e câncer de pulmão, além de infecções respiratórias especificamente nas crianças, são algumas complicações causadas pela exposição à fumaça do tabaco, segundo o INCA.
Se o seu namorado concordar, fale com amigos e familiares sobre os planos dele de largar o cigarro e incentive todo mundo a apoiá-lo. Não deixe-o se esquecer de que um médico também é importante. Pergunte se ele já pensou em marcar uma consulta para conversar sobre medicamentos que ajudem a parar de fumar.
Balas e chicletes sem açúcar. Na mesma ideia da escovação e do enxaguante bucal, levar sempre consigo alguma bala ou chiclete sem açúcar vai auxiliar a mascarar o cheiro do cigarro na sua boca de um jeito fácil e rápido.
O hábito de fumar não prejudica apenas o fumante, mas também quem convive com ele. Não existe nenhum nível seguro de exposição ao tabagismo e mesmo quem se expõe passivamente corre o risco de desenvolver diversas doenças, especialmente respiratórias e cardiovasculares, além de câncer de pulmão.
Uma das maneiras mais simples e eficazes de tirar o cheiro do cigarro da boca é fazendo uma boa escovação. Escove os dentes, a língua e toda a parte interna da boca. Em seguida, você pode optar também por usar um enxaguante bucal. O cheiro vai embora rapidinho.
Fumante passivo é pior do que ativo? Os fumantes passivos são expostos, na verdade, aos riscos maiores do que o ativo. Isso porque a fumaça do cigarro liberada no ambiente contém teores bem mais elevados de nicotina em relação à que foi tragada pelo fumante.
A principal atitude de um fumante passivo é evitar a exposição ao cigarro e sua fumaça. Para isso, não permita que pessoas fumem dentro de sua casa, ou dentro do seu veículo de transporte. Ainda, verifique o seu local de trabalho e persista em regras para evitar essa situação.
Fumante ativo é aquele que faz uso regular e contínuo de cigarro, charuto, cachimbo. Fumante passivo é aquele que frequenta ambiente poluído com substâncias da fumaça do cigarro. Para cada fumante ativo existem dois fumantes passivos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 600 mil pessoas morrem por ano.
Desta forma, mesmo apenas 1 cigarro por dia já representa risco para a gestação. Por isso, os especialistas em saúde, especialmente os obstetras e pediatras, reforçam que o recomendável é que as mulheres parem de fumar durante a gravidez e também durante a amamentação.
Fumar durante a gestação causa má formação placentária e aumenta a chance de o bebê nascer antes do tempo e com baixo peso. Para a mulher, o risco é de ter trombose venosa profunda – o que pode levar à morte.
Aborto espontâneo
Estudos indicam que bastam 1 a 5 cigarros por dia, para o risco ser 60% superior relativamente a mulheres não fumadoras.
Um novo estudo publicado na noite desta quarta-feira (24) na revista científica inglesa "BMJ" mostra que fumar apenas um cigarro por dia está associado a um risco de doenças cardiovasculares maior do que o esperado: cerca de metade do risco de se fumar 20 cigarros por dia.
Apenas um cigarro por dia já representa um grande risco o coração dos fumantes, revela nesta quinta-feira um estudo de cientistas britânicos. "Não existe um nível seguro de fumar para as doenças cardiovasculares", escreveram os cientistas, em um estudo publicado na revista médica BMJ.
Mais de 4700 substâncias tóxicas são jogadas no ar pela fumaça do cigarro, entre elas, 70 cancerígenas. Os prejuízos à saúde envolvem tanto os fumantes quanto os chamados fumantes passivos, que apenas inalam a fumaça que sai da ponta do cigarro.
“Sentir o cheiro de cigarro ao andar na rua em ambiente aberto não causará o desenvolvimento de doenças graves, como câncer. Embora numa pessoa com alergias respiratórias, como asma e rinite, já possa ser suficiente para agravar os sintomas respiratórios.
Folha de S. Paulo - Saúde: Fumante perde 10 anos de vida, diz estudo - 23/06/2004. Fumantes morrem, em média, dez anos mais cedo do que pessoas que não fumam, mas parar de fumar, mesmo aos 50 anos de idade, pode diminuir o risco pela metade, segundo a mais longa pesquisa já feita sobre o tema, que foi divulgada ontem.
Qual o problema da mobilidade urbana?
Como colocar legenda em imagem ABNT?
Como conseguir produtividade com qualidade?
Como aumentar a reciclagem no Brasil?
Como melhorar resolução de um logo?
O que fazer para melhorar os reflexos?
O que acontece se não tratar uma luxação?
Como faço para colocar planilha do Excel para apresentação em PowerPoint?
Como faço para enviar um fax pela internet?
Como funciona o touch screen dos smartphones?
Quanto custa para migrar de MEI para me?
Como fazer o cachorro fazer as necessidades The Sims 4?
Como funciona o trabalho conjunto entre os sistemas digestório e cardiovascular?
Como transformar um documento do Word em imagem?
Quantos ligamentos tem o tornozelo?
Como manter a janela de madeira em boas condições?